Qual é Melhor CRM para sua empresa?

Você já se convenceu: Minha empresa precisa de um CRM para turbinar as vendas! As razões falam por si só, aumento na PRODUTIVIDADE dos vendedores, significativas melhoras na PROSPECÇÃO de novos clientes além é claro de gerir a empresa baseado em INDICADORES DE DESEMPENHO confiáveis facilitando e muito a mudança de rumo quando algo não está produzindo o resultado desejado.

O problema que muitos empresários enfrentam é justamente na identificação do software de CRM que melhor atende suas necessidades de gestão e automação. Sobretudo no Brasil, onde fazer negócios com criatividade e flexibilidade é obrigatório para quem deseja um lugar ao sol, softwares muito genéricos e pouco adaptáveis não trazem os benefícios necessários.

Se você se encontra neste dilema de Qual é Melhor CRM  para sua empresa? apresentamos abaixo alguns critérios importantes que você deve considerar neste momento:

  1. Foco do Fornecedor: Se você de fato está convencido que sua empresa necessita de um software de CRM, desconsidere fornecedores de ferramentas de ERP os quais ofertam também “módulos de CRM”. Em um primeiro momento, o custo pode até parecer atrativo, porém a função macro de um ERP é gerir o que acontece depois da venda (estoques, faturamento, recebimentos, etc.) enquanto que um CRM lhe trará a visão do que você tem que fazer para que as vendas aconteçam.
  2. Fornecedor Global ou Local: Um fornecedor global traz uma série de vantagens principalmente quando sua empresa também é global, porém quando falamos de empresas brasileiras, fique atento para estes pontos:
    1. Geralmente os valores de licenciamento são atrelados ao dólar;(nos dias de hoje isso pode lhe tirar o sono)
    2. Quando ofertam serviços, geralmente o fazem no Brasil através de parceiros, e aí vale mais um ponto de atenção, assegurar que o prestador de serviço tenha capacitação para realizar os trabalhos com custos compatíveis;
    3. Entenda o modelo de negócios do fornecedor, como funcionam suas políticas de expansão de licenças, recursos adicionais. Seja otimista e projete o crescimento da sua empresa para simular condições para licenciamentos extras. É muito comum apresentarem vantagens econômicas em cenários mais simplistas tornando-se muito onerosos a medida que outras áreas de sua empresa adotem o software.
  3. Fornecedor de Nicho: São fornecedores especializados em segmentos econômicos cuja oferta trata os processos de negócio com muita profundidade. Para exemplificar podemos citar softwares de CRM para imobiliárias, os quais já trazem processos padronizados para anunciar imóveis, capturar dados de visitantes no web site e distribuição de contatos de clientes para corretores, etc. Aqui vale considerar se a forma como sua empresa vende e se relaciona com clientes é um diferencial. Se a resposta for sim, prefira os softwares de CRM que tragam em sua essência as melhores práticas de CRM, mas que permitam adaptar seus processos de venda (saiba mais clicando aqui).

Importante salientar que não existe uma solução ideal para todas as empresas, e sim aquela que melhor atenderá sua empresa no atual momento. Procure conhecer mais sobre o tema, e explorar de fato o potencial de seu fornecedor de CRM, pois lembre-se, ele será um parceiro estratégico na caminhada de crescimento de sua empresa.