Muito além da arte de vender, estamos falando em criar processos e conhecimento para sua empresa alavancar seu crescimento.
Desenvolver uma máquina de vendas eficiente e escalável é fundamental para alavancar o crescimento de uma empresa.
O que antes era visto como uma iniciativa isolada da área comercial, agora vem sendo tratado como um processo gerador de crescimento para empresa, integrando todos envolvidos (touch points) com o cliente durante sua jornada. Neste sentido, o CRM exerce um papel central na sistematização dos métodos e processos de vendas. Isso deve se traduzir em mais produtividade para os vendedores e aumento das taxas de conversão de vendas, e é claro, informações gerenciais para empresa acompanhar seu desempenho.
As vendas transacionais são aquelas cujo ciclo é mais curto, onde o vendedor geralmente atua dentro da própria empresa (Inside Sales). Outra característica das vendas transacionais é o volume grande de negócios realizados por um vendedor, o qual canaliza a maior parte de seu esforço nas fases de negociação e formalização da venda. Neste tipo de venda, é muito frequente que o contato inicie pelo cliente, mas muitas equipes de venda transacional operam no modelo híbrido, atendendo seus clientes e também prospectando de forma ativa. Este modelo de venda tende a ser adotado nos segmentos de varejo, corretoras de seguros, agências de viagens, distribuidores de produtos, etc.
Já nas vendas consultivas, o ciclo geralmente é mais longo, pois o vendedor, via de regra, precisará cumprir diversas etapas até a conversão da venda propriamente dita. Qualificar o cliente, investigar suas dores, elaborar a oferta, contra argumentar eventuais objeções são etapas muito comuns ao longo do ciclo de uma venda consultiva. Além disso, é muito comum que o vendedor interaja com diferentes interlocutores no processo de venda, os quais podem atuar em diferentes áreas da empresa e em diferentes níveis na hierarquia organizacional. Outra característica neste processo de venda é que o vendedor muitas vezes necessita envolver outros colaboradores de sua empresa, como pré-vendas, técnicos, ou executivos nos estágios mais avançados do seu ciclo de venda.
A plataforma SinglePoint.CRM permite que suas vendas transacionais sejam otimizadas oferecendo recursos como:
A plataforma SinglePoint.CRM oferece total suporte aos processos de vendas consultivas, sejam elas simples ou complexas. Veja abaixo:
Vale lembrar que algumas empresas operam com os dois tipos de processos de vendas, ou até mesmo com processos com características transacionais e consultivas, dependendo da etapa de seu ciclo de venda.
Este é outro benefício oferecido pela plataforma SinglePoint.CRM, pois devido a sua flexibilidade e capacidade de customização pode ser adequada para suportar processos com as mais variadas características.