Automação da Força de Vendas

Muito além da arte de vender, estamos falando em criar processos e conhecimento para sua empresa alavancar seu crescimento.

Automação máquina de vendas

Desenvolver uma máquina de vendas eficiente e escalável é fundamental para alavancar o crescimento de uma empresa.

O que antes era visto como uma iniciativa isolada da área comercial, agora vem sendo tratado como um processo gerador de crescimento para empresa, integrando todos envolvidos (touch points) com o cliente durante sua jornada. Neste sentido, o CRM exerce um papel central na sistematização dos métodos e processos de vendas. Isso deve se traduzir em mais produtividade para os vendedores e aumento das taxas de conversão de vendas, e é claro, informações gerenciais para empresa acompanhar seu desempenho.

Venda Transacional ou Consultiva

As vendas transacionais são aquelas cujo ciclo é mais curto, onde o vendedor geralmente atua dentro da própria empresa (Inside Sales).  Outra característica das vendas transacionais é o volume grande de negócios realizados por um vendedor, o qual canaliza a maior parte de seu esforço nas fases de negociação e formalização da venda. Neste tipo de venda, é muito frequente que o contato inicie pelo cliente, mas muitas equipes de venda transacional operam no modelo híbrido, atendendo seus clientes e também prospectando de forma ativa.  Este modelo de venda tende a ser adotado nos segmentos de varejo, corretoras de seguros, agências de viagens, distribuidores de produtos, etc. 

Já nas vendas consultivas, o ciclo geralmente é mais longo, pois o vendedor, via de regra, precisará cumprir diversas etapas até a conversão da venda propriamente dita. Qualificar o cliente, investigar suas dores, elaborar a oferta, contra argumentar eventuais objeções são etapas muito comuns ao longo do ciclo de uma venda consultiva. Além disso, é muito comum que o vendedor interaja com diferentes interlocutores no processo de venda, os quais podem atuar em diferentes áreas da empresa e em diferentes níveis na hierarquia organizacional. Outra característica neste processo de venda é que o vendedor muitas vezes necessita envolver outros colaboradores de sua empresa, como pré-vendas, técnicos, ou executivos nos  estágios mais avançados do seu ciclo de venda.

SinglePoint.CRM para Vendas Transacionais

A plataforma SinglePoint.CRM permite que suas vendas transacionais sejam otimizadas oferecendo recursos como:

  • Atendimento Multicanal –

    e-mail, telefone, Whatsapp/ChatBot, Chat
  • Controle de Carteira de Clientes –

    Associa o cliente com o vendedor responsável, distribuindo de forma automática os contatos pelo canal selecionado.
  • SLA (Prazo de Atendimento)

    Controla o tempo de resposta dos vendedores para que todos clientes tenham uma experiência positiva com sua central de vendas. Alertas e notificações são escalonadas sempre que algo fora do planejado ocorra
  • Gestão à Vista –

    Painel de controle para visualização em tempo real da fila de atendimento e seus estágios
  • Esteira de Venda –

    Worflow configurável para cada tipo de processo de vendas, com cotação integrada, ajudando os vendedores na organização de sua fila de trabalho
  • Proposta Automática –

    Gerador de propostas em formato word ou PDF para envio por e-mail pela própria ferramenta
  • Cotação customizada –

    Cálculos avançados, múltipla tabela de preços, consulta de estoque, impostos, etc.
  • Client de e-mail –

    Os envios e recebimentos de e-mail para os clientes podem ser feito de forma integrada ao longo do processo de venda
  • Prospecção Ativa –

    Gerenciamento de campanhas com roteiros de venda previamente configurado

SinglePoint.CRM para Vendas Consultivas

A plataforma SinglePoint.CRM oferece total suporte aos processos de vendas consultivas, sejam elas simples ou complexas. Veja abaixo:

  • Ciclo de Venda – Controle das etapas e ações automáticas para cada estágio do ciclo de venda
  • Estratégia de Venda – Mapeamento e qualificação de contatos, concorrentes, SWOT análise
  • Histórico – Registro de todas interações ao longo da negociação
  • Cotação – Customizável com a possibilidade de cálculos avançados
  • Proposta automática – Geração de múltiplos modelos de proposta comercial de forma automática ( por categoria ou produto).
  • Time de Vendas – Associação de todos os colaboradores envolvidos na negociação
  • Parceiros – Associação de empresas parceiras envolvidas no desenvolvimento da venda
  • Controle de Despesas – Apontamento de despesas
  • Documentos – Upload de documentos como atas de reunião, relatórios, etc.
  • Versionamento – Controle de versões de cotações
  • E-mails – Envio e recebimento de e-mail centralizados na ficha de negociação
  • Nomeação – Permite designar a oportunidade para outro colaborador
  • Registro de Mudança – Auditoria de mudanças dos dados da oportunidade
 

Vale lembrar que algumas empresas operam com os dois tipos de processos de vendas, ou até mesmo com processos com características transacionais e consultivas, dependendo da etapa de seu ciclo de venda.

Este é outro benefício oferecido pela plataforma SinglePoint.CRM, pois devido a sua flexibilidade e capacidade de customização pode ser adequada para suportar processos com as mais variadas características.

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