As plataformas de CRM vêm ganhando espaço nas empresas. Usá-lo em uma estratégia bem desenvolvida permite aumentar significativamente a rentabilidade comercial. E qualquer empreendimento pode se beneficiar disso.

Você quer definir ações personalizadas para analisar e melhorar a interação com o consumidor? O CRM certamente pode ajudar! Continue lendo este artigo para descobrir como!

O que é o CRM?

CRM é a sigla para o termo em inglês, Customer Relationship Management. Traduzindo para o português, temos a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de uma ferramenta que gerencia e analisa a relação entre clientes (ou prospects) e empresa, para antecipar suas necessidades e desejos, atraindo e fidelizando cada um deles.

Para construir um histórico de relacionamento, toda e qualquer interação entre o público e a empresa deve ser registrada no CRM. A ferramenta é capaz de integrar e cruzar dados para munir as equipes de venda e marketing com noções valiosas sobre:

Com o trabalho constante, é possível otimizar as vendas, aumentar a rentabilidade e  melhorar a captação de novos clientes.

Qual a importância do CRM personalizável?

Cada negócio tem suas particularidades, com ideias e processos únicos, que se adaptam à realidade do empreendedor e sua equipe. Um CRM personalizável atende a essas necessidades intrínsecas e consegue se adaptar às preferências da empresa.

Sendo assim, para realmente ser eficiente, a plataforma deve permitir personalização por meio de recursos como:

As mudanças que garantem a personalização permitem melhorar e hierarquizar a informação. Isso é essencial para facilitar a rotina de trabalho e o dia a dia do empreendedor.

O que a plataforma oferece?

Existem diversos tipos de CRM que atendem aos mais diferentes objetivos das empresas. Entre as diversas vantagens que a plataforma oferece, algumas são fundamentais para a manutenção do relacionamento com o cliente. Conheça algumas a seguir:

Base de dados completa

O CRM armazena as informações dos atuais clientes e prospects, incluindo:

O objetivo é criar uma base de dados completa que não só unifique, mas também cruze essas informações para oferecer relatórios completos aos gestores, permitindo que eles utilizem-nas em sua estratégia.

Compartilhamento de informações em tempo real

Grande parte dos softwares funciona na nuvem. Por isso, o CRM pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo e lugar, desde que haja uma conexão ativa com a internet. Assim, toda a equipe e usuários autorizados podem buscar e modificar as informações compartilhadas, em tempo real.

Conectados, tanto o time quanto a gestão podem redirecionar ações e estratégias para melhorar o relacionamento com o cliente e o futuro consumidor.

Geração de relatórios

Na hora de traçar ações para atender às metas da empresa, é preciso que a equipe tenha todas as informações necessárias na palma da mão. Para facilitar ainda mais esse processo, um bom CRM disponibiliza relatórios automáticos e personalizados.

Monitoramento de campanhas

O CRM permite criar campanhas e monitorar seus resultados. Assim, os gestores podem acompanhar, corrigir e traçar novas rotas em suas ações.

Por que investir em CRM?

Além de estreitar o relacionamento com o cliente e facilitar a conquista de novos negócios, o CRM é uma excelente forma de unificar os dados da empresas em um só lugar. Confira alguns motivos para investir nessa ferramenta:

Organização e histórico

Com o dia a dia corrido, é complicado lembrar das várias informações que são trocadas diariamente entre empresa e clientes. O CRM possibilita cadastrar atividades, como envio e recebimento de e-mail e ligações, e ainda armazenar todas as informações contidas nessas interações.

Follow up

Com o software, não é preciso se preocupar em perder uma negociação com o cliente por uma falha simples, como não lembrar de fazer uma ligação. O CRM permite agendar o follow up para as diversas ações em curso, incluindo contato por telefone ou envio de e-mail, por exemplo.

Centralização de informações

Com todas as informações em um só lugar, é possível garantir que a equipe fique alinhada e tenha acesso aos mesmos dados atualizados. Mas não para por aí! Existem outras funcionalidades da plataforma que merecem destaque, incluindo:

Como escolher o CRM ideal?

A plataforma ideal precisa atender às necessidades e também crescer em compasso com a empresa, à medida que seu volume de negócios aumenta. Por isso, o ideal é optar por um CRM personalizável, que ofereça integrações com outras plataformas já utilizadas pelos gestores — como o RD Station e Websites.

Também é importante buscar por um CRM que garanta segurança, serviços de consultoria, treinamento e um suporte ilimitado à disposição.

Relacionamento é palavra de ordem para empresas que pretendem trilhar um caminho de sucesso. Um CRM personalizável atende a essa necessidade, pois se flexibiliza para acompanhar as necessidades e metas de crescimento. Utilize-o para gerir e compartilhar informações, unindo todos os times da empresa para alcançar os resultados desejados.

Se você acompanhou este conteúdo e acredita que o software é exatamente o que sua empresa precisa para conseguir atingir todo o potencial, entre em contato conosco e converse com um especialista no assunto. Temos a solução ideal para suas necessidades!