Melhorar o atendimento pode aumentar suas vendas: confira 6 práticas!

A qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos deve ser aperfeiçoada continuamente por uma empresa, porque é uma das maneiras de enfrentar a concorrência e de manter uma boa imagem junto ao público. Essa postura também deve ser adotada para melhorar o atendimento, considerado essencial para construir uma boa relação com os clientes.

Nenhuma empresa sobrevive sem ter uma carteira ampla de consumidores. Por isso, é fundamental buscar alternativas que permitam elevar o nível de satisfação dos clientes.

Quanto mais pessoas estiverem identificadas com uma marca, maiores são as chances de expandir as vendas. Pensando nisso, vamos apresentar 6 dicas interessantes que vão ajudar uma empresa a ter um bom relacionamento com o consumidor. Confira!

1. Procure entender o cliente

Analisar o comportamento do público-alvo não é uma tarefa simples de ser feita, mas é necessária para o crescimento do negócio. Imaginar como o cliente gosta de ser tratado ao entrar em uma loja é uma maneira de priorizar a melhoria do atendimento.

Perceber como o consumidor se comporta no estabelecimento e fazer pesquisas são outras formas de avaliar a relação dos clientes com a organização. Com base nas informações obtidas, é viável criar um padrão para atender os que entram em um estabelecimento.

Também podem ser feitas perguntas para entender as razões que levam os clientes a escolherem os produtos de uma loja ou a optar pelos concorrentes. Os dados colhidos ajudam a traçar estratégias para tornar a empresa mais competitiva, como promoções e parcerias que rendam mais benefícios para o consumidor.

Por exemplo, um cliente de um restaurante tem direito a um desconto de 10% quando for levar o veículo para abastecer num posto de combustível. Essa iniciativa, sem dúvida, vai ser muito bem recebida pelo público-alvo.

Outra medida interessante para entender o consumidor é fazer uma pesquisa pós-venda. Nela, é possível ter uma ideia de como são avaliados o atendimento e os serviços oferecidos. Além disso, contribui para identificar erros, pensar em alternativas para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido e estimular a compra de outros produtos.

2. Valorize a boa comunicação

O consumidor não gosta de ser enganado ou de receber informações equivocadas. Neste contexto, a comunicação se tornou muito relevante para qualquer empresa. A clareza, a objetividade e a transparência são cruciais para fortalecer uma marca junto ao público.

Imagine que uma pessoa está em uma oficina mecânica e pede um orçamento para a revisão do veículo. Ao receber a proposta, não compreende os serviços que serão realizados porque foram escritos à mão e estão ilegíveis. Inegavelmente, é uma situação que prejudica a qualidade do atendimento.

Também é necessário ter cuidado com os termos técnicos. Procure ser bastante didático com o cliente e explique cada item com calma. Se deseja ter uma boa comunicação com o público-alvo, evite as seguintes ações:

  • excesso de gerúndio (estamos fazendo, estamos procurando etc.)
  • pronunciar as palavras de forma incorreta;
  • mostrar insegurança ao passar as informações;
  • abusar de expressões técnicas desconhecidas pelo consumidor.

3. Antecipe os problemas

A falta de consideração é um dos fatores que deixam os clientes bastante chateados. O respeito e o bom senso devem prevalecer para construir uma boa relação e fortalecer a imagem do empreendimento.

É muito ruim para uma empresa informar que uma mercadoria vai chegar daqui a uma semana, mas o consumidor vai à loja e não encontra o produto no prazo combinado. Essa situação gera motivos para reclamar do atendimento e procurar a concorrência.

Isso poderia ser evitado caso a empresa entrasse em contato com o freguês. Um telefonema ou uma mensagem pelo WhatsApp podem ser usados para não apenas comunicar ao cliente que a mercadoria não estará na loja no tempo previsto, mas também para pedir desculpas.

Com essa medida, a organização se mostra preocupada com o público-alvo. Além disso, conquista a confiança dos clientes e aumenta as chances de fidelização, o que é muito bom para expandir os lucros.

4. Invista em capacitações para melhorar o atendimento

É sempre bom lembrar aos funcionários que o cliente adora ser paparicado. Se você possui novos funcionários, o ideal é optar por um treinamento que aponte todas as medidas necessárias para ter um bom relacionamento com os consumidores.

Caso a equipe já tenha um bom nível de experiência, é interessante promover palestras que apontem como os clientes devem ser tratados quando procuram os produtos ou os serviços da empresa.

Ter colaboradores atualizados é uma ação importante para aperfeiçoar o atendimento. Hoje, é possível oferecer capacitações por meio de cursos a distância, em que o colaborador não precisa sair do local de trabalho. Com certeza, não faltam opções para estarem cada vez mais qualificados.

5. Use a tecnologia para expandir os resultados

No caso das empresas que trabalham com call center, é recomendado adotar ferramentas que permitam gravar as ligações. A medida é uma forma de monitorar o trabalho dos atendentes, verificar eventuais erros e fazer ajustes que permitam aumentar o volume de vendas.

Com o intuito de compreender as tendências do mercado, diversas organizações estão investindo no software CRM — responsável por fazer a gestão de relacionamento com os clientes. A ferramenta contribui para a organização e para elaborar uma boa estratégia para expandir as vendas, porque possui uma série de dados, como:

  • nomes dos atuais e dos potenciais clientes;
  • e-mails dos consumidores e dos prospects;
  • preferências dos clientes;
  • ticket médio por compra;
  • e data da última compra.

6. Tenha um bom processo de contratação

É muito bom para uma empresa investir em treinamento e mostrar para os funcionários a importância de prestar um excelente atendimento. Contudo, os resultados positivos começam a ser construídos durante o processo seletivo. Isso porque a escolha dos colaboradores influi no desempenho da organização.

Ao contar com empregados com o perfil e a qualificação adequados para uma função, uma empresa tem condições de satisfazer, com mais eficiência, as necessidades do público-alvo. Com essa postura, é possível elevar as vendas e aumentar a lucratividade — aspectos cruciais para a manutenção do negócio.

Com certeza, melhorar o atendimento é uma excelente forma de se aproximar dos clientes e de fortalecer a marca. Para os interessados em aperfeiçoar os serviços prestados e o relacionamento com os consumidores, a dica é assinar agora mesmo a nossa newsletter. Afinal, o conhecimento é peça-chave para o sucesso!!

Deixe uma resposta