7 dicas para escolher um CRM para vendas

7 dicas para escolher um CRM para vendas

O relacionamento com o cliente desempenha um papel fundamental na determinação do sucesso de seu negócio. Escolher a melhor solução de CRM para vendas pode contribuir para evitar relações mal construídas e promover interações positivas e duradouras com sua base de clientes.

Gerenciar adequadamente o relacionamento com os clientes deve ser parte integrante de suas estratégias a longo prazo. Dessa forma, sua empresa será capaz de responder rapidamente às necessidades e requisitos de cada um deles.

Neste artigo, selecionamos 7 excelentes dicas para ajudar você a selecionar o CRM perfeito para o seu negócio. Boa leitura!

1. Escolha uma solução dinâmica e escalável para apoiar o crescimento do seu negócio

Como empreendedor, tudo o que você deseja é que seu negócio evolua e cresça, não é verdade? O software de CRM que está considerando implantar é adequado para o crescimento e futuras expansões?

Por exemplo, com o tempo, você adicionará novos canais de vendas. O CRM que utilizar deve ser capaz de gerenciar os novos clientes resultantes do aumento nas vendas.

Esse é apenas um dos muitos casos em que o sistema escolhido deve oferecer o suporte adequado ao crescimento futuro da sua empresa. Sendo assim, ao selecionar um CRM para vendas, decida pela solução mais dinâmica e escalável para apoiar seus progressos.

2. Procure um CRM produtivo

Existem alguns CRMs disponíveis no mercado que são bastante abrangentes em seu escopo e alcance, mas que também são muito complexos para se operar. O que você precisa é de um CRM que favoreça o ciclo de vendas e forneça acesso instantâneo ao percurso de inteligência do cliente.

Isso auxilia o processo de tomada de decisões, orientando-o para resultados. Procure por um CRM que torne sua empresa mais eficiente e que também ajude seus colaboradores a serem mais produtivos em suas vendas e ações de atendimento ao cliente.

Ao escolher o CRM, você deve se concentrar nos principais problemas a serem resolvidos. Mantenha isso em mente durante todo o processo de pesquisa e avaliação. Elabore um checklist de todas as características importantes que podem colaborar para a superação dos desafios atuais.

Por exemplo, se a sua empresa estiver focada em melhorar os esforços de marketing, procure por recursos que possam contribuir para aperfeiçoar a geração de leads e o contato inicial com clientes potenciais.

Se o seu objetivo principal é aumentar a taxa de conversão, o ideal é escolher uma solução que reúna ferramentas úteis para classificar os prospects ao longo do funil de vendas.

3. Considere uma solução baseada em SaaS

Por que considerar SaaS (software como serviço)? Bem, 75% de todos os sistemas de CRM vendidos em 2019 eram baseados em SaaS. Um número tão expressivo não se dá, no mundo dos negócios, sem motivo.

Os provedores de serviços na nuvem, em geral, usam um modelo de negócio baseado na assinatura, o que significa que o investimento inicial que você precisará fazer dificilmente terá grande impacto em seu orçamento.

É possível escalonar o pacote de assinatura conforme suas necessidades mudam, pois a grande vantagem do SaaS é a possibilidade de ter em mãos uma solução avançada de CRM, a partir de taxas realmente acessíveis.

Além disso, como seus dados são armazenados na nuvem, todas as informações produzidas pelo sistema podem ser facilmente acessadas.

4. Opte por uma solução personalizável e integrada

Evite a aquisição de um produto que não permita a customização. Futuras alterações, tanto na configuração original (aquela já oferecida pelo desenvolvedor) quanto em adaptações futuras, deve ser uma preocupação presente no momento em que você escolher sua solução de CRM.

Não se deixe levar por campanhas publicitárias ou por todas as coisas boas que ouviu falar a respeito de determinado software de CRM. Na prática, é muito difícil encontrar soluções que, instantaneamente, atendam à totalidade das suas necessidades de negócio.

Além disso, considere uma opção que possa se integrar com outras plataformas como, por exemplo, o ERP.

Estimule seu time de vendas a utilizar o CRM selecionado com cautela, a fim de potencializar suas características principais, bem como os benefícios que pode trazer para a empresa.

5. Encontre o fornecedor certo

Escolher o fornecedor certo é tão importante quanto selecionar o CRM certo. Conheça todos os detalhes disponíveis a respeito do fornecedor, incluindo sua experiência na área, clientes, parcerias com empresas de tecnologia, manutenção e níveis de suporte oferecidos.

Dessa forma, você poderá fazer uma escolha mais segura ao saber de quem está adquirindo o seu software de CRM (ou se inscrevendo, no caso de optar por uma solução baseada em SaaS).

6. Considere o ROI

Como o CRM escolhido vai aumentar a rentabilidade do seu negócio? Obviamente, você não deseja realizar investimentos que não tragam bons retornos. Todavia, para que isso aconteça, será preciso identificar os vários parâmetros em que o ROI (retorno sobre investimento) do CRM será avaliado.

Se houver um aumento significativo nas vendas, quer dizer que o CRM está gerando retornos? Ou um incremento substancial na geração de leads indicam o verdadeiro valor do software para sua organização?

Na prática, se você souber como mensurar o ROI do CRM, então será capaz de adquirir uma solução com recursos que realmente contribuam para atingir seus objetivos de negócio. Sendo assim, será mais fácil escolher um sistema que atenda perfeitamente às suas expectativas.

Como há diversas opções de CRM disponíveis, você enfrentará alguns problemas para encontrar a solução mais adequada. Mas, não se preocupe: é natural ficar confuso por um tempo. A chave, aqui, é tomar uma decisão bem informada.

7. Identifique os problemas que você deseja resolver a partir do CRM para vendas

Cada empresa possui suas próprias razões que as levam a procurar um software de CRM. Uma vez que há diferentes formas de utilização, é preciso que você determine os benefícios esperados, antes mesmo de começar a pesquisar fornecedores.

Todos os negócios possuem seus próprios desafios e especificidades. Portanto, a melhor coisa que sua empresa pode fazer, nesse quesito, é ter uma compreensão muito clara e detalhada a respeito de quais são seus principais desafios e objetivos quando for preciso se decidir por uma solução de CRM para vendas.

Gostou do post? Você também está procurando pelo sistema de CRM mais adequado para o seu negócio? Então, entre em contato conosco e conheça as melhores soluções para sua empresa!