Brasil, o país do futebol agora está na rota dos grandes eventos mundiais. Grandes feiras de negócio, shows com artistas de primeira linha que antes não incluíam o Brasil em suas turnês, passaram a respeitar o potencial econômico de nosso país de extensão continental.
A conjuntura econômica mundial favoreceu sim o Brasil, o fato da crise mundial afetar principalmente os países desenvolvidos deu aquele empurrãozinho para que analistas de investimentos enxergassem a “linha de baixo do Equador” com outros olhos.
Mas agora temos um evento que certamente mudará o rumo de muitas empresas brasileiras, é a COPA de 2014. Em números absolutos, conforme divulgado pelo Ministério do Turismo, são esperados aproximadamente 600.000 turistas somente durante o período do evento, porém a agitação e o impacto econômico começa muito antes, com a vinda de executivos e empresas para explorar oportunidades de negócio em território nacional.
Pois bem, o ponto de interrogação é justamente o que sua empresa pode lucrar com isso. Para alguns setores, será como aquele pesqueiro que ao se deparar com um cardume passa a lamentar por não ter refrigeradores com maior capacidade de armazenamento, deixando para trás aquela fartura inesperada, sabendo que tal encontro demorará e muito para ocorrer novamente.
Prepare a sua empresa para navegar por estas águas e transforme esse grande evento em uma importante alavanca de crescimento. Vão aí algumas dicas:
• Não importa o segmento de sua empresa, todos os setores da economia sem exceção serão afetados com o aquecimento do consumo direta ou indiretamente.
• Projete um cenário onde sua empresa necessitasse expandir sua produção ou atendimento em 5 vezes acima da sua capacidade atual. Quais seriam os desafios a serem superados? Contratação de pessoal e capacitação, busca de fornecedores, logística e armazenamento, sistemas de informação, crédito e fluxo de caixa, etc..
• Discuta e eleja ações que possibilitem a sua implantação gradativa e que minimizem o impacto. Exemplo: Sua empresa pode procurar novos fornecedores locais ou globais como alternativa para atendimento da demanda, ou buscar alianças e novas estruturas societárias para viabilizar investimentos para expansão.
• O que sua empresa precisará para manter o novo patamar de crescimento alcançado? Lembre-se do cardume, sua empresa também será requisitada por inúmeros clientes que antes não a consideravam como potencial fornecedor. Um bom sistema de CRM, ajudará a mantê-los como clientes ativos mesmo após o evento.
Sua empresa já pensou em uma atuação global? Será uma grande oportunidade para articular novas parcerias, encontrar clientes fora do território brasileiro e estruturar operações de exportação. Engaje-se em sua associação de classe, clubes de negócio e câmaras de comércio exterior. O importante é estar no radar, afinal diversas empresas no exterior estão buscando alianças para operarem no Brasil, e sua empresa poderá ser uma alternativa interessante.
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