Um dos maiores pilares de qualquer empresa está totalmente ligado à comunicação e não importa se ela é interna ou entre os seus clientes e fornecedores. Quaisquer falhas de comunicação podem gerar problemas para o desenvolvimento e o crescimento de sua empresa.
Ainda mais se você é dono de uma micro, pequena ou média empresa e está começando agora. Para que você possa se estabelecer no mercado como uma empresa respeitada e com diferencial para destacar-se de suas concorrentes, o mais indicado é que você faça o bom uso da comunicação.
Entretanto, muitas empresas ainda têm este grave problema – que acaba por resultar em prejuízos e problemas internos – e sim, o acumulo desses problemas na gestão da sua empresa podem desencadear o fim dela.
Para não cair nesse tipo de armadilha separamos aqui algumas dicas que irão ajudar você a se livrar das falhas de comunicação presentes em todas as empresas, além transformar a sua empresa em um referencial quando o assunto for atendimento. Vamos lá?
Para uma Melhor Comunicação Dentro da Sua Empresa
Para se comunicar com o seu cliente não basta oferecer mensalmente e-mails marketing que estarão preocupados apenas em vender produtos – enquanto seus clientes tiram dúvidas através das redes sociais e ninguém se preocupa em prestar atendimento.
Para isso é necessário que se crie uma boa estratégia de marketing digital que irá tratar do seu cliente de maneira personalizada e sem grandes dificuldades, isso porque uma boa estratégia de marketing irá cuidar da imagem que você irá passar para os seus clientes no ambiente deles.
Além disso, com uma boa estratégia de marketing, você irá saber quem é o seu cliente e com esse perfil de público-alvo você poderá conseguir levar a este público o que ele precisa saber e, mais que isso, falará o que ele precisa ouvir.
E, claro, é preciso aprender a não ignorar as reclamações ou sugestões de clientes – a sua intenção com as estratégias de marketing digital é conseguir fidelizar clientes – um mal atendimento pode acabar fazendo com que a sua empresa vá parar nos piores resultados do Reclame Aqui, por exemplo.
Por isso, forneça soluções para esses problemas e contorne este problema tentando manter e fidelizar o seu cliente – afinal ele não estará ali somente para comprar os seus produtos e serviços, ele precisa também de um bom atendimento.
Para uma melhor comunicação entre a sua empresa e seus fornecedores
Para lidar melhor com os seus fornecedores, a melhor estratégia é ter todos os processos de sua empresa alinhados – o que incluirá pessoas e serviços direcionados para lidar com as planilhas de demandas – que incluirão os seus fornecedores.
Atente-se também, às condições e logísticas de cada cliente: prazos, entregas – tudo isto pode ser resolvido de forma “indolor” através da mesma ferramenta de gestão que poderá ajudar nos seus processos internos.
Isso porque, ao automatizar alguns processos, prazos e dados de fornecedores (incluindo movimentação de caixa, estoque e sistema de gestão financeira) também estarão inclusos, o que facilitará e muito na sua relação com os seus fornecedores.
O software empresarial oferece cotações online, que é uma ferramenta que possibilita que você escolha o melhor fornecedor com um clique. Tal funcionalidade permite que você análise diversas propostas de fornecedores e pelo próprio sistema selecione a melhor para você.
Uma dica muito importante para a comunicação interna da sua empresa é que haja sempre um lugar determinado para divulgar as informações que são concernentes para todos os setores. E-mails ajudam, mas um local, como um mural também é uma boa dica para ajudar na divulgação de informações importantes.
Uma boa ferramenta de gestão administrativa também é uma das melhores formas de ajudar com divulgações – isso porque ela automatiza a maior parte dos processos, garantindo que o que precisar ser dito chegue – além do que, a maioria dessas ferramentas é personalizável.
Isso quer dizer que se você precisar informar algo para um único setor, é possível. Além disso, para uma maior segurança, essas ferramentas utilizam-se de relatórios baseados em dados, para que não haja problemas com relação ao recebimento ou não das informações.
Para essas e outras soluções você pode contar com o sistema de gestão de empresas da GestãoClick. Conheça seus serviços que incluem, além desta ferramenta, outras soluções para a sua empresa.
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Autora: Gabriela Vitória, analista de marketing do GestãoClick.