Um software CRM (customer relationship management, ou, gestão de relacionamento com o cliente) pode ser a resposta para todos os problemas que assolam a maior parte das empresas atualmente: falta de tempo por parte do empreendedor que se desdobra em várias funções ao mesmo tempo, equipe de funcionários desordenada e sem foco, falta de métricas, pouca previsibilidade de caixa, etc.
Porém, o CRM não é capaz de fazer nada sozinho: apesar de ser um excelente recurso tecnológico, ele é utilizado por pessoas que devem estar familiarizadas com a ferramenta, caso contrário, os resultados não serão tão bons quanto poderiam ser.
O ideal ao se adquirir um software CRM é investir na capacitação de toda equipe de funcionários, assim, eles estarão aptos a explorar tudo o que a ferramenta pode oferecer ao seu negócio!
Quais as vantagens de treinar a minha equipe?
Quando a sua equipe passa por um treinamento antes de começar a utilizar o software CRM, ela estará mais confiante para desenvolver novas habilidades com o programa!
Para que esse processo não seja entediante ou pouco valorizado, é importante que você deixe claro alguns pontos para que todos entendam a importância da capacitação. Veja duas ideias discursivas com as quais você vai convencer sua equipe dos benefícios que um treinamento pode oferecer a eles:
1. “A empresa deseja oferecer a todos os recursos para que alcancem suas metas!”
Um ótimo discurso que você, como líder, pode fazer à sua equipe é o de que o papel de cada um dos funcionários é extremamente importante para o bom funcionamento e o sucesso da empresa! Valorizando o trabalho de cada um, você afirma a confiança de quem trabalha junto a você!
Ao anunciar a aquisição do CRM e o treinamento pelos quais seus funcionários vão passar é importante que você deixe claro que essa ferramenta os ajudará a cumprir suas metas em menos tempo e com menos esforço. Assim, sua equipe acreditará que você não está medindo esforços para ajudá-la a avançar.
2. “O treinamento de capacitação é uma ótima forma de ampliar seus conhecimentos e habilidades! ”.
Outro ponto que você pode explorar com a sua equipe é sobre o quanto seus conhecimentos e habilidades serão ampliados com um treinamento aprofundado sobre as novas ferramentas que você adquiriu.
Além de facilitar o trabalho na empresa, seus funcionários crescerão profissionalmente e ganharão novas habilidades importantes, que os farão se destacar no mercado. Você pode explorar a ideia de que o treinamento é algo bom para o futuro profissional dos seus funcionários e não só para a empresa.
Agora que você convenceu a sua equipe dos benefícios do treinamento, é hora de planejá-lo!
Como planejar um treinamento de capacitação para o uso do CRM?
Bom, para começar, é importante dividir o treinamento em algumas etapas principais para facilitar o entendimento. Você pode dividir o treinamento de acordo com recursos específicos que você deseja ensinar aos vendedores, ou seja, a partir das ferramentas que o CRM disponibiliza ao usuário.
Em seguida, é importante definir quem participará do treinamento: é só a equipe de vendas? Ou a equipe de marketing também precisa aprender a lidar com o CRM? E o departamento financeiro, também precisa passar pela capacitação?
Ao definir o público que participará desse treinamento, você terá o número exato de pessoas que passará pelo processo. Então, poderá seguir para as 3 etapas a seguir:
1. Qual orçamento será destinado para o processo de treinamento?
Depois de definir o número de pessoas a serem capacitadas e em quantas partes será dividido o treinamento, é hora de limitar um orçamento.
O valor destinado a ele será decisivo para as próximas etapas, no momento em que você escolherá quem será o guia do treinamento, o formato do conteúdo e os recursos que você disponibilizará para o aprendizado da equipe.
É importante ter em mente que esse não será um gasto em vão. Pense nisso como um investimento que trará retorno em breve. De nada adianta adquirir um ótimo software CRM que não será aproveitado em sua totalidade pela equipe que fará uso dele, não é mesmo?
Um CRM, se bem utilizado, pode trazer resultados positivos em curto e longo prazo para o faturamento de sua empresa e na satisfação de funcionários e clientes.
2. Quem vai ministrar as aulas do treinamento?
Essa é uma questão que deve ser muito bem avaliada. Primeiro, você pode verificar com a empresa à qual você contratou o software CRM, se ela dispõe de profissionais especializados para conduzir treinamentos como esses.
Caso não haja essa possibilidade, há duas opções: você pode contratar uma empresa especializada em capacitações ou conduzir, você mesmo, esse treinamento.
Caso seu orçamento esteja curto e você acabe escolhendo a segunda opção, é importante que, primeiro, você alcance total domínio do software para poder passar seu conhecimento aos demais funcionários.
3. Planeje os conteúdos de cada etapa do treinamento e divulgue a data!
É hora de começar a pensar no conteúdo e formato das etapas do seu treinamento. Você pode utilizar vídeos, slides, imagens, etc. O importante é que as aulas sejam dinâmicas e interessantes.
Para divulgar a data do treinamento, o ideal seria produzir uma peça que chame a atenção e que seja capaz de empolgar os seus funcionários. Distribua na empresa e divulgue via e-mail! Essa primeira impressão do treinamento é importante para cativar a atenção da sua equipe!
Durante o treinamento, é importante que você utilize exemplos práticos do uso do CRM na empresa para que os seus funcionários enxerguem a utilidade do sistema no dia a dia no trabalho.
E então, está pronto para treinar a sua equipe e começar a obter resultados com o CRM?
Agora que você já sabe os passos para treinar o seu time e deixá-lo apto a extrair o máximo das ferramentas que forem utilizar, compartilhe sua experiência conosco!
Caso você ainda não saiba qual CRM adquirir para o seu negócio, você pode solicitar um contato da nossa equipe para que façamos uma avaliação personalizada das suas principais necessidades e encontremos juntos uma solução para a sua empresa! Preencha o formulário para receber o nosso contato. Até a próxima!