A concorrência dentro do mercado está cada vez maior, as empresa investem em diversos modelos e técnicas de atração e vendas para tentar manter essa fidelidade, tendo como consequência, sua permanência no mercado. Portanto, o tratamento que os clientes recebem e as experiências que eles têm com sua empresa, são fundamentais para o seu sucesso.
Mas afinal, o que é onboarding? É o que veremos no artigo de hoje. Confira também qual a sua importância para empresa e como implementá-lo no seu negócio.
O que é onboarding e qual a sua importância para as empresas?
Para tentar explicar melhor, vamos exemplificar uma situação: suponhamos que alguém decidiu comprar um aparelho elétrico, de uma determinada marca. Certamente esse cliente ficou bastante ansioso e empolgado com essa nova compra, porém, mesmo com os manuais, não teve as informações necessárias para que pudesse usufruir desta ferramenta. E agora?
Caso a empresa que vendeu o equipamento ofereça um suporte técnico, no qual educa o consumidor para que ele consiga utilizá-lo, oferecendo um atendimento com uma ótima experiência e com exclusividade, o cenário é perfeito para o cliente. Então, é aqui que entendemos o conceito de onboarding.
De forma resumida, podemos falar que o onboarding é um processo que consiste em oferecer um suporte técnico guiado ao cliente, fazendo com que ele obtenha as informações necessárias para utilizar o seu bem adquirido da melhor forma possível. Com isso, barreiras técnicas que afastam os consumidores deixam de existir.
Mas é importante salientar que isso não se limita apenas aos consumidores, ele pode estar presente também dentro das empresas e no dia a dia dos funcionários. Como? A ideia é aproximar o colaborador, levando a experiência além da simples orientação.
A empresa deve organizar toda a parte onde qualifica o trabalhador, orientando-o de acordo com seus objetivos, gerando consequentemente menor taxa de turnover e maior produtividade.
O método funciona como uma espécie de acelerador de novos funcionários de uma empresa, com isso, eles terão uma inserção mais rápida e melhor. No geral, desenvolve os profissionais, com intuito de que estejam prontos para exercerem suas funções mais rapidamente, com capacidade de gerarem mais resultados.
Quais sãos os benefícios em implantar o onboarding em sua empresa?
Para que o onboarding seja eficaz em sua empresa, ele preferencialmente precisa ser bem estruturado, com uma equipe exclusiva e com as etapas do processo bem definidas. Como podemos ver anteriormente, a obtenção de conhecimento é uma das chaves, mas podemos citar outros benefícios, são eles:
Maior engajamento
Educar colaboradores e clientes não é uma tarefa simples. Primeiramente deve existir um alinhamento entre o conteúdo repassado ao consumidor e o propósito da marca.
No onboarding, a empresa mostrará aos consumidores como ter uma maior autonomia sobre sua aquisição, dando conhecimento, gerando maior engajamento, o que em contrapartida, dará mais sucesso para a organização.
Orientação adequada
Se uma empresa deseja que seu cliente tenha sucesso, ela terá de mostrar o caminho. Isso pode ser aplicado em diferentes ocasiões, pode ser em produtos complexos ou até mesmo softwares, onde há falta de instrução e consequentemente dificuldade dos consumidores, fato que pode gerar insatisfação.
Com o onboarding, os passos que o cliente deve dar serão repassados, assim ele será educado para seguir um caminho de forma a obter o sucesso desejado.
Retenção de clientes
O onboarding é fundamental para gerar um aumento da retenção de clientes em sua empresa. Com uma melhor orientação de seus clientes, que consequentemente geram resultados cada vez mais positivos, eles se sentirão mais seguros em relação a sua organização, o que aumentará a taxa de retenção deles.
Experiências avançadas
O ponto mais importante de uma compra de um serviço ou de um produto é a experiência que o consumidor tem com sua empresa, visto que o cliente tende a ser fidelizado com uma empresa de acordo com a experiência que ele tem com ela. Essa experiência pode até fazer com que o seu cliente seja um aliado e defensor da sua empresa, aumentando o alcance da sua marca.
Sucesso do cliente
Com o onboarding os clientes terão acesso ao melhor do equipamento ou do serviço que adquiriram em sua empresa, logo o sucesso é uma consequência, fato que certamente fará com que ele seja um adepto de sua marca.
Quais são as principais estratégias de implementação de onboarding nas empresas?
- ter um plano de implementação;
- diminuir a burocracia;
- preparar as equipes;
- estruturar o processo;
- tornar exclusivo;
- estipular métricas.
Quais são os cuidados que você deve ter ao implementar essa estratégia?
O onboarding pode ser a chave do sucesso de sua empresa, principalmente quando estamos falando da satisfação dos clientes. Porém, para todo lado positivo, também existem alguns cuidados que devem ser levados em consideração, para que a implementação em sua empresa não se torne um grande problema.
É muito comum achar que se o cliente consegue utilizar a ferramenta que comprou em suas mãos devido à ajuda da sua instituição, você obteve sucesso com ele. Mas, não. É importante salientar que isso apenas indica que sua empresa fez um bom trabalho em auxiliar o consumidor a como utilizar um equipamento ou serviço.
O sucesso do cliente é quando ele consegue atingir o resultado desejado por ele, com o seu serviço ou produto e com o auxilio de seu especialista (profissional de onboarding).
A sua empresa não deve focar seus objetivos somente na satisfação do cliente, se você deseja progredir com a implementação dessa estratégia, deve contribuir e guiar o consumidor em direção ao sucesso pessoal, mostrando para ele que o desejo pode sim se tornar realidade.
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