Qual a importância do branding para a sua empresa? Descubra!

Em um mercado tão competitivo, é preciso ter um diferencial para se destacar entre os concorrentes. São exatamente esses resultados que os empresários buscam diariamente para suas marcas.

Nesse cenário de geração de vantagens mercadológicas, o branding figura como investimento primordial, capaz de fazer a diferença e aumentar a credibilidade de uma corporação.

Ao citar a vontade de comer hambúrguer, tomar café ou ouvir uma música por um aplicativo, por exemplo, é instintiva a ligação a algumas marcas. Esse fato de lembrar um logotipo específico, imaginar cores ou relembrar slogans não é mera coincidência.

A marca se fixou no cérebro devido ao trabalho feito para que haja o reconhecimento. Isso é chamado justamente de branding. Agora, pense só como é vantajoso para os negócios ter sua marca sempre na memória de um consumidor… Excelente, não é mesmo?

Quer saber como funciona essa estratégia? Então continue lendo este artigo e fique por dentro do assunto!

O que é branding?

O branding é uma estratégia de gestão indispensável em qualquer empreendimento. Ele envolve um conjunto de ações que devem estar alinhadas aos objetivos, valores e posicionamento da marca.

A prática vai desde o logotipo ao discurso, passando por todas as áreas relacionadas à comunicação, com o objetivo de transformar símbolos em sensações que logo trarão lembranças ao consumidor. Assim, com o tempo, cria-se uma ligação entre ele e a marca.

Além de estreitar a relação com o público-alvo, outro propósito da estratégia é fortalecer a reputação do empreendimento. Se for bem planejado, o branding vira um grande aliado do sucesso da empresa. Por outro lado, o uso errado do método pode desconstruir anos de trabalho de uma companhia.

Desta forma, o passo a passo de todas as ações precisa ser analisado e colocado em prática para gerar resultados eficientes. Tudo isso, é claro, dentro das necessidades e condições da corporação envolvida.

Qual a importância do branding?

O branding é importante para oferecer visibilidade e diferencial competitivo em um ambiente que está cada vez mais acirrado. Ao aplicar técnicas e ferramentas para atrair o consumidor, fazendo com que ele se reconheça em determinada marca, a estratégia cria um relacionamento que será responsável por influenciá-lo no momento da decisão de compra.

Por consequência, posicionando-se no mercado e ganhando a mente e o coração dos clientes, a empresa ganha reconhecimento e autoridade. Consequentemente, gera ainda mais lucro e atrai mais pessoas.

É importante salientar que as expressões ”marca” e ”branding” não são sinônimas, apesar de estarem interligadas. Marca é um conjunto de ideias  — imagens, sons ou palavras  — que geram um símbolo utilizado para identificar um serviço ou produto no mercado, diferenciando-os de outras empresas.

Já o branding relaciona-se à prática, ou seja, consiste em elaborar um planejamento para implementar estratégias que envolve as ações de comunicação de uma empresa, levando a marca a ser reconhecida.

O “m” que representa o MacDonald’s, por exemplo, é um símbolo de fácil identificação em qualquer lugar do mundo, mas o que fez com que essa marca ganhasse reconhecimento foram as estratégias de branding aplicadas à ela. Por isso, dizemos que a marca é um resultado do branding.

Por que investir nessa estratégia?

Dentre as maiores vantagens de investir em branding está a conquista de um relacionamento sólido com o consumidor e também a disseminação de informações. Mas esses não são os únicos benefícios. Manter uma boa gestão de marca possibilita ser bem visto e quisto em outras relações empresariais. Trazemos demonstrações:

Tornar a empresa mais atrativa

A estratégia contribui para a construção de uma reputação sólida, e não apenas com o cliente. Marcas bem posicionadas chamam a atenção de novos talentos para a equipe, que também se identificam com ela. Além disso, facilitam a atração de fornecedores e parceiros, por exemplo.

Diferenciar-se da concorrência

O branding expõe os valores e trabalha o diferencial de produtos e serviços, permitindo que a marca destaque-se com seus atributos expostos na campanha.

Conquistar clientes qualificados

Criar ligação com o consumidor vai além das vendas. Um cliente que aceita e leva consigo os mesmos valores da marca é um potencial divulgador da empresa. Além de consumir, ele atrairá novas pessoas que também se identificam com o serviço, criando uma rede.

Agregar mais valor ao negócio

Ser autoridade na área de atuação é o sonho de qualquer empresa, e essa meta é possível de ser alcançada por meio do branding. Essa vantagem permite a valorização e também faz com que a marca se torne referência.

Alinhar a comunicação da equipe

Do mesmo modo que a gestão mostra os valores da marca para o público-alvo, ela funciona para o público interno. Portanto, o branding contribui para alinhar a comunicação entre os colaboradores. Com objetivos bem claros, todos trabalharão na mesma direção: a do sucesso!

Direcionar o marketing

Uma marca bem posicionada norteia o marketing na hora de criar estratégias e colocá-las em práticas. Como se não bastasse, garante que, independentemente do local em que sua empresa apareça, ela estará com o mesmo tom de voz e falando para o seu público-alvo.

Ser inspiração para outras marcas

Um case de sucesso demonstra como uma empresa pode ser bem-sucedida ao investir corretamente em ações de comunicação. Por isso, utilizar de forma certa o branding garante que outros empresários vejam seu negócio como um exemplo a ser seguido.

É possível alcançar resultados com o branding?

Sim! E muitas marcas estão aí para provar. Conforme já falamos, não são apenas as grandes empresas que investem na estratégia: ela pode ser usada em empreendimentos de diversos portes.

Os resultados vêm em forma de consolidação da marca no mercado e, claro, lucro. Mas não é apenas o valor da venda, ao cativar clientes. O vínculo é tão forte que faz com os consumidores estejam dispostos a pagar mais por um produto e serviço por valorizarem a marca. Com mais verba disponível, se abre espaço para investir em outras áreas.

Um eficiente trabalho de branding significa uma marca com boa reputação no mercado, que transmite a mensagem de que seu negócio possui credibilidade e segurança. Além disso, indica que ela é formada por profissionais competentes. A estratégia cria uma imagem fortalecida para a organização, maior reconhecimento de mercado e uma relação valiosa com o cliente.

Percebeu o potencial que a gestão de marca tem para melhorar os resultados da empresa? Invista nessa prática! Se você gostou destas dicas sobre branding e quer ficar por dentro de mais informações, curta nossa página no Facebook!

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