Não adianta ter uma empresa estruturada, com processos bem definidos e uma equipe de sucesso, mas não investir em estratégias para melhorar o relacionamento com seu cliente. Afinal, eles são os responsáveis por manter o seu negócio no mercado — sem o cliente, qualquer empresa está fadada ao fracasso.
Por isso, é fundamental criar laços reais com eles, não só entendendo os seus anseios e expectativas, mas também garantindo um atendimento diferenciado. O cliente, nesse contexto, deve se sentir valorizado, compreendendo que ele é único, sendo parte fundamental para o êxito e consolidação do negócio.
Se interessou sobre o assunto e quer saber mais? Então, confira na íntegra o conteúdo abaixo e saiba como garantir pontos extras com uma das partes mais importantes de um negócio.
Garanta o bom relacionamento
Manter um bom contato com o cliente gera uma imagem positiva da empresa no mercado, o que por si só já é uma grande vantagem, certo? Assim, seu negócio terá uma boa reputação, inclusive com os fornecedores e até concorrentes.
Outro ponto positivo é que a partir do momento que o cliente desenvolve um vínculo com a equipe de determinada empresa, admirando o negócio como um todo, ele vai começar a indicá-lo para os conhecidos. E lembre-se de que a propaganda boca a boca é extremamente eficaz, podendo inclusive ajudar a tornar o seu negócio referência no mercado.
Por isso cultivar um relacionamento amigável com o cliente é tão importante, sendo um diferencial das empresas renomadas. Assim, você estará um passo à frente dos concorrentes.
Não se esqueça também que é mais vantajoso financeiramente manter um cliente fiel do que a cada dia ter que conquistar novos clientes.
Está convencido da importância de estreitar os elos com os clientes, mas não sabe exatamente como proceder para colocar isso em prática? Então, siga as dicas abaixo e garanta um relacionamento saudável entre o cliente e a empresa.
Seja empático
Colocar-se no lugar do outro é a melhor forma para entender o que alguém pensa, sente, espera ou deseja. Por isso, um verdadeiro empreendedor deve deixar claro para a sua equipe a importância de praticar a empatia, garantindo, assim, uma experiência única ao cliente.
Em vez de pensar apenas na efetivação da venda, o time deve levar em consideração o que realmente é benéfico para o cliente.
Para solucionar essa equação, basta se colocar no lugar dele. Ao procurar um produto ou serviço, por exemplo, o que você espera do atendente? Provavelmente, que ele seja cordial e que apresente soluções para a sua demanda, certo? Então, faça o mesmo pelos outros.
Não discuta e nem menospreze o cliente
Quando for questionando por um cliente, tanto a equipe quanto o empresário, devem ser flexíveis e tentar entender qual a queixa da pessoa. Nesse contexto, seja educado e cordial e jamais altere o tom de voz, evitando assim um clima de tensão.
Lembre-se que a melhor forma de resolver um problema é apostar em um diálogo franco e aberto, mantendo sempre o respeito mútuo.
Além do mais, saiba que ao adotar uma postura grosseira e impaciente com o cliente existe grande chance dele não mais voltar à sua empresa, procurando, assim, o concorrente.
Portanto, independente da situação, mantenha a calma e aposte em um diálogo equilibrado e harmonioso.
Solucione prontamente os problemas
Uma das grandes reclamações dos clientes é a falta de suporte das empresas. Eles alegam que, no momento de realizar a compra, os vendedores destinam toda atenção, contudo, após efetivar o negócio, o tratamento muda.
Isso acontece, às vezes, devido à falta de treinamento da equipe ou até mesmo por não existir um setor específico de pós-venda na empresa, o que é um grave erro. Afinal, ao não atender as reivindicações do cliente, existe grande chance dele não mais voltar.
Em contrapartida: o empresário que busca solucionar todos os tipos de problemas mencionados pelo cliente, conquistará a confiança dele, facilitando assim a criação de laços mais profundos. Lembre-se de que a confiança é a base de qualquer relacionamento, inclusive na esfera profissional.
Aposte em uma linguagem compatível ao perfil do cliente
Enquanto existem pessoas que se sentem mais à vontade com uma abordagem mais leve e simples, outras preferem se comunicar por termos formais e refinados, certo? Então, o empresário e a equipe devem conhecer melhor o cliente para, assim, utilizar a linguagem mais adequada.
Entenda, nesse contexto, que não há uma norma em relação ao linguajar. O importante é usar um vocabulário compatível com o cliente, que transmita a sensação de afinidade e, claro, garanta o entendimento exato da mensagem.
Fato é que a linguagem adotada faz toda a diferença no processo de estabelecer mais proximidade. Portanto, entenda o perfil dos clientes e utilize a abordagem apropriada.
Crie propostas de fidelização
Acredite: investir em mecanismos de fidelização é um recurso eficiente para construir um relacionamento de longo prazo. Não existe uma regra específica aqui, o fundamental é pensar em estratégias que cativem o cliente. Vale desde oferecer descontos e prazos de pagamento especiais até mesmo disponibilizar uma cortesia.
O mais indicado é elaborar alternativas personalizadas para atrair e fidelizar o cliente. Afinal, cada pessoa tem uma preferência, então, nada mais sábio que propor mais de uma opção de benefício, deixando o cliente escolher aquele que mais o interessa. Tenha em mente ainda que o privilégio deve transmitir a mensagem de que a empresa reconhece e valoriza a parceria firmada ao longo dos anos
Além do mais, não esqueça de apostar na excelência dos seus produtos e atendimento, assegurando que a sua marca seja diferenciada no mercado — já que de nada adianta seguir os passos acima, mas pecar na qualidade.
Fato é que ter um bom relacionamento com cliente é fundamental para obter resultados primorosos. Por isso, não meça esforços para pensar e, consequentemente, elaborar alternativas que facilitem a interação, desenvolvendo sobretudo os sentimentos de confiança e respeito mútuo.