O termo 2.0 nos remete a nova geração de aplicativos e funcionalidades disponíveis na Internet, sobretudo aquelas dedicadas à unirem pessoas de acordo com suas afinidades, interesses e por fim, aquelas com desejo de partilhar ideias, opiniões e até mesmo sua história. No âmbito profissional, quando falamos em aumento de vendas e desempenho comercial, podemos identificar uma vasta gama de cursos, treinamentos, artigos e livros abordando esse tema.
Fala-se em motivação, bonificação, autoconhecimento e diversas ferramentas a fim de extrair do vendedor o seu máximo, objetivando que isso se reflita em melhor resultado. O ponto é que a forma como as empresas se relacionam está mudando, e não é de hoje que encontrar clientes potenciais deixou de ser feito através de busca nas páginas amarelas, ou que uma informação “confidencial” poderia assegurar ao vendedor uma vantagem competitiva determinante no fechamento do negócio.
Com o advento da Internet 2.0 é possível encontrar dados sobre pessoas, empresas, fornecedores, concorrentes, históricos profissionais e muito mais. Porém para isso é necessário que o vendedor saiba antes de tudo, o que procurar, onde encontrar e o mais importante, o que fazer com esses dados!
Quer saber se o seu vendedor é um vendedor 2.0? Agende uma visita com um potencial cliente, porém peça que seu vendedor faça um breve resumo do histórico profissional do contato a ser visitado (qual o seu cargo, onde ele trabalhou, quais são seus hobbies, quem são seus amigos, a quanto tempo está na empresa atual e por fim fatos relevantes de sua carreira). Parece exagero, mas esses dados estão disponíveis e é bem provável que ele descubra muito mais. Se ele passar por esta primeira etapa, pergunte qual a melhor abordagem para aumentar as chances de efetivarem o negócio. Por fim, observe se ele irá compartilhar esses dados com as demais pessoas da empresa, alimentando seu CRM, permitindo que esta informação seja enriquecida pelas demais áreas como Marketing, equipe técnica, pós-vendas,etc…
Esse é um caminho simples para identificar o quanto sua equipe comercial está alinhada com os novos desafios em um mundo tão conectado.