5 Vantagens de um sistema de CRM Low Code para sua empresa

Crm Low code
Se a sua empresa está considerando a contratação de um sistema de CRM, seja para implantação ou substituição de um sistema existente, avalie adoção de uma plataforma que permita obter todos benefícios que o Low Code oferece. Além de reduzir seus custos de implantação e manutenção, trará certamente maior autonomia e independência para seu negócio.

Neste post, explicaremos o conceito de um CRM Low Code , qual sua importância e benefícios, entre outros fatores envolvidos. Para começar, vamos entender o seu significado. Acompanhe!

CRM adaptável com pouca ou nenhuma programação é a chave para sua empresa se manter competitiva

O movimento de adoção de sistemas de CRM pelas empresas brasileiras tem crescido muito nos últimos anos e com os acontecimentos recentes ele se intensificou ainda mais.  Não é de se estranhar já que com o distanciamento social, as empresas se viram obrigadas a acelerar a adoção de tecnologias para manterem seus negócios operando com o menor risco e impacto possível.

No entanto, aquelas empresas que já haviam adotado sistemas de CRM também se viram obrigadas a revalidarem suas estratégias e muitas tiveram que substituir seus sistemas em resposta às necessidades impostas pela nova realidade.

Novos processos de trabalho, maior controle de acesso aos dados da empresa, e como senão bastassem tamanhos obstáculos,  cumprir as exigências da LGPD assegurando o manuseio correto dos dados sensíveis de seus clientes.

Empresas que já passaram por substituição de sistemas, sabem que os esforços de migração de dados, adaptação de processos e capacitação de colaboradores consomem muito dinheiro e energia de todos os envolvidos.

Assumindo que as mudanças no mundo dos negócios tendem a se tornar cada vez mais constantes e ocorrerem em ciclos mais curtos, ressaltamos neste artigo as vantagens que um sistema de CRM Low Code é capaz de oferecer para sua empresa.

Redução de Custos com sua equipe de TI

A escassez de desenvolvedores de sistemas no mercado tem se tornado um problema cada vez mais impactante para as empresas que desejam viabilizar seus projetos de inovação e digitalização.

Por mais que algumas empresas resistam em tratar a tecnologia como estratégica, cedo ou tarde acabam se deparando com a dependência de sua área de TI para implementar a mudança em seus negócios.

Quanto mais tempo as empresas relutam em dar o devido protagonismo para sua área de TI, mais espaços elas perdem para novos “players” de mercado, os quais avançam de forma implacável para ocupar espaço em seus mercados,  quebrando paradigmas e propondo modelos de negócio disruptivos viáveis graças a tecnologia.

A questão é que a necessidade de transformação digital se tornou um rolo compressor, aumentando a demanda por profissionais de TI em uma dimensão global. O Brasil, já com déficit na formação de profissionais para seu mercado interno, passou a concorrer pelos mesmos profissionais com empresas ao redor do mundo, com a desvantagem do câmbio e muitas vezes o apelo e características do projeto.

Os profissionais de TI buscam por tecnologias inovadoras, aquelas que lhe assegurarão maior visibilidade no mercado e mais oportunidades em projetos inovadores. Ao resistir a mudanças e inovações, as empresas acabam perdendo atratividade para este perfil de profissional, perda esta muitas vezes compensadas com aumento de salários e bonificações adicionais para obtenção de uma equipe comprometida.

Uma solução de CRM Low Code, permite a formação de profissionais com pouco ou nenhuma formação em desenvolvimento de sistemas ( neste último caso, quando a ferramenta é No Code, ou sem programação/codificação) com uma curva de aprendizagem muito reduzida.

Muitos asseguram que esta é a única direção a ser seguida pela indústria, afim de evitar um “apagão” de mão de obra de desenvolvedores de sistemas.

Ao invés de codificar, testar, validar seus sistemas com seus usuários, muitas vezes os próprios analistas de negócios conseguem produzir seus aplicativos, sistemas ou ajustes no seu CRM sem a necessidade de interlocução com técnicos.

Os ganhos são imensos, pois as ferramentas de CRM Low Code asseguram a continuidade de seus negócios mantendo a competividade e conhecimento alcançado ao longo de toda história de uma empresa.

Adaptação aos processos de negócio

Raramente as equipes de TI de uma empresa conseguem dar vazão para as adaptações e ajustes de seus sistemas legados, tamanha demanda por mudanças impostas pelo dinâmico cenário dos negócios. 

Ao invés de inovar e agregar novos recursos sistêmicos que assegurem maior competitividade no seu segmento, estas equipes passam por correr atrás do tão conhecido back-log (fila de trabalho) envolvendo questões regulatórias, fiscais e legais. 

Com um sistema de CRM Low Code, suas áreas de negócio poderão andar com maior independência, muitas vezes ajustando seus sistemas sem depender de profissionais de TI.

Na prática, traz um enorme ganho para toda organização, uma vez que os profissionais qualificados de TI podem focar em frentes de inovação e aplicação da tecnologia de forma mais estratégica ao invés de redesenharem controles e fluxos para apoio ao modelo de trabalho de cada área.

Ciclos de Entrega mais Rápidos

Um dos grandes ofensores na implementação de melhorias em sistemas é a transferência da ideia entre as áreas de negócio e tecnologia.

A execução por si só já apresenta seus próprios desafios ( e vale ressaltar que não são pequenos), mas o que observamos é que por vezes os usuários se frustram, pois ao receberem seus sistemas percebem que não estão exatamente aquilo como haviam imaginado.

Quando operamos sistemas de CRM Low Code, fica muito mais fácil e rápido traduzir e ajustar as ideias do que seria a solução ideal para a prática, uma vez que toda a implementação está baseada em conceitos mais visuais e facilmente adaptáveis. Isso vale para a experiência de uso, contemplando telas, campos, botões, como também regras de negócio mais complexas com validação de dados e até cálculos.

Um dos principais mantras que uma start-up segue, é o de produzir o seu MVP ( Produto Minimamente Viável) para testá-lo no mercado e efetuar os ajustes quase que simultaneamente com as respostas dos seus usuários.

Com o CRM Low Code isso passa a ser viável para adaptações internas de seus sistemas. Sim, porque não realizar mudanças de processos, rodá-las junto as áreas internas e ajustá-las a medida que novas necessidades são identificadas no mundo real?

Porque sem um CRM Low Code, qualquer implementação sistêmica exige um plano de projeto, o qual muitas vezes tem a principal função de assegurar que os desenvolvedores compreenderam o que as áreas de negócio desejam.

Transferência de Conhecimento

Hoje as empresas tem em seu capital intelectual seu maior ativo. Isso significa que o conhecimento de seus processos de negócio, cultura organizacional e conformidades constituem em um lastro para os negócios que desejam preservar no médio e longo prazo.

Ao sistematizarmos cada vez mais rotinas e controles, facilitamos e muito a manutenção deste conhecimento dentro de uma organização. Com um sistema de CRM Low Code, tudo pode ser sistematizado com agilidade e amplitude muito maior, alcançando áreas e processos que em outro momento seriam inviáveis.

Por ser muito mais visual e interpretável por leigos, afinal não é necessário o conhecimento de linguagens de programação, o próprio produto de uma customização em um CRM Low Code, pode ser usado como documentação de processos, assegurando a retenção do conhecimento em uma empresa.

Integração Sistêmica

Embora o avanço da tecnologia e a maturidade do mercado de TI trouxe maior padronização na comunicação entre diferentes sistemas, a integração sistêmica ainda exige grande esforço das equipes de TI.

Para fazer com que esta comunicação ocorra segundo as premissas de negócio existentes, e minimize riscos futuros na troca de dados entre diferentes sistemas, é necessário grande empenho dos profissionais da área. Redundância de trabalho e maior propensão a erros são alguns dos principais motivos que fazem as empresas perseguirem esta comunicação sistêmica sem que existam fronteiras ou rupturas ao rodarem seus processos de negócio.  

Um sistema de CRM Low Code oferece possibilidades de integração muito além das comunicações padronizadas, simplificando controles e validações de regras de negócio entre diferentes negócios.

Muitas ferramentas oferecem APIs (Application Program Interface) “nativas” para integração, porém o grande problema é que os negócios tem suas peculiaridades e estas integrações nativas, acabam por restringir os benefícios da integração.

Salientamos ainda, que para seu negócio ser competitivo deve ser capaz de endereçar produtos e serviços ao mercado com diferenciais, valor agregado singular e preço atrativos. Quando a tecnologia passa a ser o gargalo da mudança, os custos operacionais de uma empresa começam a corroer sua competividade, reduzindo cada vez mais seu acesso a mercados.

Mas não para por aí, os riscos operacionais em que as empresas do presente e futuro estarão submetidas está diretamente relacionada com sua capacidade de manter seus sistemas operantes dando sustentação ao negócio.

Se a sua empresa está considerando a contratação de um sistema de CRM, seja para implantação ou substituição de um sistema existente, avalie adoção de uma plataforma que permita obter todos os benefícios que o Low Code oferece. 

Além de reduzir seus custos de implantação e manutenção, trará certamente maior autonomia e independência para seu negócio.

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