O melhor CRM online: O que eu devo considerar na hora de escolher?

Escolher o melhor CRM online para sua empresa não é uma tarefa simples. Além de existir vários softwares disponíveis no mercado, o CRM é um sistema que está em constante mudança, com inovações que procuram atender a todas as suas necessidades.

Se você está à procura de um CRM, provavelmente já deve ter entendido que adotar esse software é o meio mais eficaz de melhorar suas vendas, atingir resultados e fidelizar seus clientes. Antes de procurar no mercado qual é o CRM ideal para seu negócio, é importante conhecer a sua empresa e saber quais são as suas necessidades.

O objetivo do nosso texto de hoje é apresentar o real conceito sobre CRM e falar como ele funciona. Para isso, vamos apresentar os principais tipos de CRM que existem e colocar em pauta quais são seus principais benefícios. Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente até o fim!

O que é um CRM?

O CRM, sigla que vem do inglês, significa Customer Relationship Management — traduzindo para o português temos gestão de relacionamento com o cliente.

O CRM é um sistema que auxilia a reunir os conhecimentos e informações que uma empresa possui sobre seus clientes de forma centralizada, para que esses dados possam ser aproveitados e acessados por todos os funcionários, por meio de um conjunto de ferramentas.

Com um CRM, a empresa começa a entender melhor seus clientes, passa a oferecer um atendimento mais dedicado e suas chances de transformar leads em clientes aumentam.

Um CRM tem como objetivo alinhar estratégias de negócios, cultura organizacional, tecnologia e informações sobre todos os clientes de uma empresa. A organização precisa montar uma infraestrutura que permita o compartilhamento de estratégias entre vários setores, como vendas, marketing e serviços.

Um elemento importante é o closed loop marketing, conceito que, além de ressaltar o compartilhamento de informações, mostra a importância da realimentação de toda a corporação, à medida que o relacionamento e o contato com o cliente evolui.

Nesse contexto, o sistema possibilita determinar os tipos de perfis mais lucrativos. Assim, os vendedores são alimentados com as informações, no intuito de contatar o cliente e oferecer o serviço que melhor se encaixa na solução procurada.

Como um CRM funciona?

O CRM ajuda a montar um histórico do cliente que contenha dados pessoais, dados de comunicação, dados relativos às compras, situação financeira ou qualquer outro tipo de informação advinda do contato com sua empresa. Esses dados possibilitam uma análise do trabalho realizado por seus funcionários e o desenvolvimento de estratégias novas.

Ao implantar o CRM, a empresa passa a integrar as áreas de serviços, de marketing e de vendas para produzir eventos, campanhas direcionadas e promoções.

Logo, a empresa necessita promover a cultura de valorização do cliente e se empenhar para compreender a maneira como os dados são guardados e registrados no sistema, a necessidade de compartilhar e guardar informações sobre a evolução do relacionamento com o cliente e compreender suas necessidades.

Se a empresa não conhecer seus processos detalhadamente, é praticamente impossível de implementar um CRM.

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Capa Como escolher um CRM para sua empresa

Quais são os tipos de CRM e quais suas funcionalidades?

Existem 4 tipos principais de CRM no mercado, são eles:

  • CRM Operacional;
  • CRM Analítico;
  • CRM Estratégico;
  • CRM Colaborativo.

CRM Operacional

Caracterizado por ter um atendimento e um suporte ágil e rápido, que tem informações completas e históricos detalhados de todas as etapas de relacionamento com os clientes.

Essas características ajudam, e muito, no trabalho das equipes e também na diminuição no número de clientes que encerram o relacionamento com sua empresa.

Em uma situação onde o vendedor está realizando uma venda complexa, ou seja, uma venda consultiva, ele pode checar todas as informações referentes a esse cliente durante o processo de preparação para reuniões de negociações.

O vendedor pode também verificar cases de sucesso passados, de clientes que possuíam o mesmo problema, entre outras informações que estão disponíveis em um CRM. E isso pode ser feito até mesmo no momento da reunião, por meio de um smartphone ou em qualquer outro ambiente.

Outra funcionalidade importante que o CRM operacional possui é o monitoramento do follow-up junto aos clientes, além de guardar documentos, possibilitar agendamentos e capturar os feedbacks dos clientes, com intuito de alimentar o CRM analítico.

CRM Analítico

Um bom CRM não é só capaz de coletar e armazenar dados, ele também é capaz de fazer uma relação entre eles, possibilitando conclusões mais assertivas e baseadas em informações que ajudam a segmentar melhor os clientes, tanto na previsão de vendas e na análise de resultados quanto na tomada de decisões da empresa.

Conhecendo cada perfil dos grupos dos clientes, permite a uma organização oferecer serviços customizados e exclusivos, o que consequentemente gera resultados mais efetivos, mais vendas e uma maior frequência de compra de seus clientes.

Outro ponto a ser tocado que existe em um CRM analítico é a capacidade de qualificar os leads, possibilitando medir qual o potencial eles têm como futuros clientes ou se eles devem ser retirados do seu funil de vendas.

CRM Colaborativo

O CRM colaborativo possui todos as etapas de contato com o cliente, tendo como objetivo principal disseminar as informações geradas por meio do CRM operacional e do CRM analítico e mantendo o foco nas reais necessidades dos clientes, por meio da colaboração das informações.

Esse CRM é utilizado para fornecer uma visão mais ampla do mercado e guardar um volume maior de informações em um menor intervalo de tempo

CRM Estratégico

O CRM Estratégico  tem como objetivo estudar o mercado com intuito de gerar uma estratégia, possibilitando estabelecer um foco para os demais tipos de CRM. Esse CRM é capaz de adiantar as necessidades de um cliente, permitindo o aumento do volume de vendas.

Com o CRM Estratégico, qualquer empresa consegue estabelecer com precisão o seu foco de vendas e, consequentemente, conquistar uma lucrativa e boa gestão.

Quais são os benefícios do CRM para uma empresa?

  • possibilita acesso importante às informações e aos dados dos clientes;
  • ajuda a gerar e aumentar as vendas;
  • desenvolve o processo de nurturing de leads de vendas (é isso que o CRM faz!);
  • quando uma empresa envolve um cliente usando um CRM, esse cliente tem a probabilidade de gastar de 20% a 40% mais na próxima vez em que fizer uma compra com essa companhia específica.

Além disso, o uso de um CRM cria uma experiência positiva para o cliente. Como resultado:

  • aumento na produtividade de venda ao usar aplicativos móveis de CRM;
  • aumento no fluxo de caixa ao utilizar um aplicativo móvel de CRM;
  • aumento da receita dos  representante de vendas;
  • ajuda empresas a obter melhorias na taxa de conversão;
  • ajuda empresas a obter um aumento na taxa de retenção de clientes.

O que levar em consideração na hora de escolher um CRM para seu negócio?

Complexidade x Simplicidade

Para eleger o melhor CRM, é importante estar atento à facilidade de operação. Um CRM muito complexo poderá trazer desafios operacionais e aumentar a necessidade de treinamento dos colaboradores que irão operá-lo. Ter as informações disponíveis e com fácil acesso é fundamental para o sucesso na utilização do melhor CRM para sua empresa..

A pergunta que deve ser feita sempre é: “quão fácil será para minha equipe utilizar esse software?” Lembre-se de que vários funcionários irão inserir dados no sistema e quanto mais fácil for o manuseio do CRM, maior será a aceitação e menos tempo será perdido para executar uma tarefa.

Mobilidade

CRM  ideal para a sua empresa é aquele que dará à sua equipe a mobilidade de ter as informações onde quer que esteja e quando precisar. Por isso, a opção de ter os seus dados na nuvem é um fator a ser considerado na hora de escolher um CRM. Essa ferramenta online irá economizar muito tempo (e papelada).

Customização

Para equipes pequenas, o melhor CRM é aquele de baixa complexidade, com ferramentas de rápida configuração. Caso a solução necessite de mais configurações, tenha certeza de que o tutorial, treinamento e suporte operacional sejam de fácil acesso.

Já para empresas de grande e médio porte, com processos e relatórios mais complexos, vale a pena optar por soluções de CRM em que o fabricante ofereça serviços de customização do produto, caso seja necessário.

Integrações

Leve em consideração quais outras ferramentas sua empresa já utiliza e quais necessitarão ser integradas ao CRM para garantir a produtividade da sua equipe e a qualidade dos serviços. Para evitar problemas futuros, converse com a empresa do software de CRM e mostre quais são as suas ferramentas de marketing digital, gerador de propostas, e-mail e telefonia, entre outras.

Tendo em mente as dicas acima, na hora de escolher o CRM, você já terá um bom ponto de partida.

Em um mercado com muitas opções, é muito importante que você conheça todos os detalhes sobre como realizar uma boa gestão de relacionamento com seus clientes, para que possa escolher o melhor CRM. Quer uma demonstração do SinglePoint.CRM para entender melhor como podemos ajudar a sua empresa? SOLICITE AGORA UMA DEMONSTRAÇÃO!