Descobrir como atrair mais clientes para o seu negócio é um desafio e tanto. Não existe nenhuma receita mágica, pois nem sempre o que funciona para um segmento de mercado funciona para outro, e assim por diante. Para encontrarmos o melhor caminho para despertar o interesse de nossos clientes é necessário uma profunda análise de como funciona seu processo para tomada de decisão.
Ainda hoje, a publicidade é o recurso preferencial para grande maioria dos profissionais de marketing quando se trata de divulgar seus produtos e serviços. Afinal de contas, sem a propaganda seus clientes nunca tomarão conhecimento da sua empresa, correto? Sim, porém o que vem mudando drasticamente nos últimos anos, é a forma como nossos clientes consomem a informação.
O tradicional marketing de interrupção já não apresenta os resultados fantásticos que transformaram marcas conhecidas em todo o país. As peças publicitárias inseridas como anúncios em revistas, ou nos intervalos comerciais das rádios e TVs estão simplesmente morrendo. As pessoas estão assistindo menos TV (seja a cabo ou aberta), e quando o fazem mudam de canal no piscar de olhos. Revistas e jornais estão sendo obrigadas a migrar para formatos digitais e como senão bastassem as dificuldades expostas, o tempo empregado pelo publico em geral em seus smartphones é cada vez maior. Em linhas gerais, as pessoas mudaram a forma como se entretém e mais do que isso, a forma como consomem informação.
Com o advento da Internet, os clientes passaram a pesquisar e aprofundar seus conhecimentos antes de se decidirem pela compra de um produto. Quando falamos em compras no mundo corporativo, é cada vez mais comum se depararmos com compradores que conhecem tão bem o produto que se deseja adquirir quanto o vendedor que o apresenta.Os velhos e bons anúncios publicitários estão longe de exercerem a influência que já exerceram outrora. Hoje o comprador sofre influencias de blogs e sites com conteúdos relevantes a ponto de fazerem com que grandes marcas revejam suas estratégias de marketing e propaganda considerando cada vez mais a investida no marketing de conteúdo.
Pois bem, então como você pode se fazer valer desta nova realidade para atrair clientes para sua empresa? A melhor maneira é aprendendo esta nova lógica o mais rápido possível. Agora, mais importante do que saber quais revistas, jornais e programas de TV seus clientes assistem, é descobrir que informações seus clientes procuram na Internet, antes de comprar os produtos que você vende. De posse desta informação (existem várias maneiras de obtê-la através de ferramentas como o Google Analytics e Google Adwords), você abre uma janela de possibilidades para atrair seus clientes de tal sorte a oferecer conteúdo relevante no momento que ele precisa para aí sim, tomar a melhor decisão sobre qual produto comprar.
Em linhas gerais, é o que chamamos de Marketing de Conteúdo. Sua empresa oferece conteúdo relevante para seu cliente afim de estabelecer um vínculo de relacionamento direto com sua marca. A partir daí, quanto mais relevante for seu conteúdo para o cliente, maiores são as chances de você conduzi-lo até o seu carrinho de compras! A ideia parece nova porém o conceito é antigo. Tomemos como exemplo a decisão de comprar um novo carro. Se você fosse comprar um carro de uma nova marca, você confiaria mais na opinião do seu mecânico ou no anuncio publicitário veiculado na TV? Você confiaria mais na opinião do seu vizinho que possui um carro similar ou do vendedor da concessionaria destilando elogios e vantagens de toda ordem sobre seu produto? O que credencia tanto o mecânico quanto seu vizinho a influenciá-lo é a sua isenção e o conhecimento que possuem sobre o tema (ou seja, relevância). Transferindo para a Internet, o papel do “mecânico” neste caso é exercido na maioria das vezes por “sites e blogs” cujo conhecimento sobre o assunto é substancial! E o papel do “vizinho” pode ser facilmente comparado aos inúmeros testemunhos de usuários manifestando suas opiniões espontaneamente, em sites de compra sem o menor interesse distorcer a realidade.
Vamos explorar este tema em futuros artigos, mas tenha em mente algumas dicas para explorar o potencial de atração de clientes presente no marketing de conteúdo:
Descubra quais são os termos de pesquisa no Google mais utilizados para encontrar seus produtos e serviços;
- Produza conteúdo de relevância para seus clientes e ele encontrará sua marca;
- Ofereça ao seu cliente maneiras de se relacionar com sua empresa (nós podemos ajuda-lo e muito com nosso software de CRM);
- Interaja com seus clientes com a frequência certa afim de explorar novos conteúdos e ajuda-lo a derrubar todas objeções antes da compra (e-mail marketing é um canal excelente para este tipo de interação);
- Deixe seu cliente a vontade para dar o próximo passo porém esteja preparado para recebe-lo neste momento.