O atendimento no WhatsApp se tornou algo mais comum do que poderíamos imaginar, e isso acontece justamente porque o aplicativo se trata de uma plataforma muito acessível e simples de usar, permitindo uma melhor comunicação entre todos.
Não foi à toa que a plataforma acabou criando uma vertente voltada apenas para o meio empresarial, permitindo que todo e qualquer negócio consiga usufruir dos benefícios dessa ferramenta para ter um melhor relacionamento com seus clientes.
Hoje é essencial que uma empresa se preocupe em oferecer um bom atendimento e construir um ótimo relacionamento com seus clientes, pois isso está diretamente ligado a sua imagem no mercado e aos seus resultados.
Por exemplo, uma pessoa que busca por um serviço de segurança para festas só vai realmente fechar o serviço se ver que a empresa fornece a segurança no atendimento em primeiro lugar – assim como acontece com diversas outras áreas.
E o WhatsApp surge justamente para ajudar as empresas a manterem essa comunicação cada vez mais próxima e alinhada com os seus clientes, visando sempre uma melhor avaliação por parte deles.
Você sabe o que é um CRM?
Antes de abordar os benefícios do WhatsApp, é preciso entender o que é um Customer Relationship Management (CRM), ou em tradução ‘Gestão de Relacionamento com o Cliente’. De forma simples, é muito além de apenas um software, é uma metodologia.
Isso porque, mesmo antes de os computadores pessoais e a Internet serem comuns, os empresários de todo o mundo tentaram organizar as informações dos clientes da melhor maneira possível.
Assim, esses gerentes rapidamente perceberam que conhecer as pessoas que usavam as soluções de sua empresa era fundamental para suas estratégias de marketing e vendas.
Hoje, o CRM é uma tecnologia moderna que gerencia todas as relações de uma empresa com seus clientes reais e potenciais, conhecidos como leads. Graças a ele, é muito fácil se manter conectado com o público, e a ferramenta também permite aumentar a produtividade interna.
Ao exibir dados atualizados sobre o perfil de cada cliente, o CRM permite que as empresas criem produtos ou serviços mais personalizados, além de promover o atendimento ao cliente.
Com esse método, os empresários conseguem ter benefícios também no WhatsApp, por exemplo, uma empresa que presta serviço de classificação fiscal de mercadorias tem o trabalho mais otimizado e passa um atendimento mais seguro para seus clientes.
Como funciona o CRM integrado do WhatsApp
O CRM integrado do WhatsApp é basicamente construído para a seguinte missão: alimentar seu funil de vendas (ou pipeline de vendas). Assim como o e-mail, o aplicativo WhatsApp é uma ferramenta que, se bem utilizada, pode:
- Atrair leads (potenciais clientes);
- Construir uma relação com estes potenciais clientes;
- Fechar vendas;
- Fornecer suporte e serviços;
- Fazer marketing publicitário.
Mas agora você pode estar se perguntando: qual é o papel do software de CRM nessa história? Pois bem, é simples, ele atua como uma ajuda para automatizar e organizar seus contatos do WhatsApp.
8 benefícios do uso do WhatsApp CRM nos negócios
Dentre tantos benefícios que o WhatsApp trouxe, separamos alguns que farão você olhar para essa ferramenta com uma nova perspectiva, levando em consideração a mudança que ele trará para o seu negócio.
1- Organizar cadastro de clientes no sistema
Quando uma empresa não possui um bom CRM, é muito comum que as informações fiquem desorganizadas e até perdidas entre as ferramentas de comunicação.
Assim, o CRM integrado do WhatsApp permite que os lojistas se comuniquem e negociem com os clientes por meio do aplicativo e, em seguida, alimentam esse histórico no sistema, mantendo a base de informações atualizada e possibilitando relatórios mais consistentes.
Por exemplo, uma empresa que fornece brindes personalizados para feiras e tem seu WhatsApp integrado ao CRM, tem as informações de seus clientes bem mais organizadas e, com isso, tem um atendimento mais proativo.
2- WhatsApp Pay
Em junho de 2020 foi lançado o WhatsApp Pagamentos, ou como também ficou conhecido, o WhatsApp Pay. Além das transferências em dinheiro entre os usuários, será possível comprar um produto ou pagar um serviço diretamente na plataforma.
Com o WhatsApp, o cliente terá em um só lugar acesso a uma rede social que permite a troca de mensagens tanto com uma empresa de portaria para condomínio quanto com qualquer outro tipo de negócio, e ainda a possibilidade de realizar transferências monetárias.
Se antes o WhatsApp Business era um caminho apenas para oferecer produtos e serviços, agora será um meio para vendê-los com menos burocracia. Ou seja, independentemente do tamanho do seu negócio, você não pode ficar de fora dessa inovação.
3- Catálogo de produtos
Agora também é possível cadastrar seu catálogo de produtos ou serviços diretamente no WhatsApp Business. Isso pode ajudar muito aquelas empresas que vendem diretamente pelo WhatsApp.
Também auxilia os clientes, isso porque, quando alguém digitar, por exemplo, ‘comprar produtos Kimberly’ no buscador, encontrará o seu catálogo de produtos em uma plataforma que permite a troca de mensagens e o pagamento instantâneo.
Essa ação ajuda a poupar tempo, pois você não precisa gastar horas escolhendo fotos do seu produto ou serviço para enviar, isso porque tudo fica armazenado na plataforma, gerando praticidade para você e também para o consumidor.
Além disso, também é possível incluir os links exatos dos produtos caso você possua uma loja virtual, por exemplo. Sendo assim, o processo de compra fica ainda mais fácil, rápido e prático para o cliente e para você.
4- Produtividade e automatização
O WhatsApp Business também traz uma grande facilidade para a automatização das respostas. Com isso, cria-se uma chance de responder imediatamente o primeiro contato do usuário e começar a qualificar aquele lead.
Algumas das ações de mensagens automáticas mais utilizadas e eficientes são:
- Mensagem de ausência;
- Mensagem de saudação;
- Respostas rápidas;
- Link curto.
Seja o seu negócio uma empresa que presta serviço de limpeza comercial ou até mesmo um comércio de doces, essas mensagens automáticas fazem toda a diferença na construção de um bom relacionamento com seus possíveis clientes.
5- O CRM integrado do WhatsApp facilita a captura de leads
Você já reparou quantos sites têm um botão WhatsApp hoje em dia? Provavelmente a sua resposta seja: ‘muitos’. Isso acontece, porque, ao clicar nele, a pessoa vai diretamente para o aplicativo e pode iniciar a comunicação com a empresa.
Esta é uma grande vantagem, pois já não é mais preciso introduzir manualmente um número de telefone, ou seja, evitando assim perda de tempo e até potenciais abandonos de clientes.
E quando a conversa começa, o CRM integrado pode salvar esse contato no sistema, tornando essa dinâmica muito mais conveniente – imagine só ter que fazer as coisas manualmente com todos os contatos vindos pelo app e outras ferramentas.
6- CRM integrado ao WhatsApp facilita o envio de sugestões
Depois de começar o contato com um cliente, o CRM integrado ao WhatsApp também facilita essa comunicação, pois permite enviar sugestões já existentes no sistema diretamente pelo app.
Assim, o envio de propostas comerciais por mensagem pode abreviar o processo de negociação e também facilitar as relações com uma comunicação mais personalizada e direta.
Por exemplo, uma empresa que presta serviço de pintura eletrostática, bem como qualquer outra marca, consegue filtrar quais clientes desejam orçamentos ou agendamento de datas para a realização do serviço em questão.
Dessa forma, é possível organizar os clientes, saber quais são os fornecedores e outros tipos de contato que fazem a sua empresa rodar.
7- Chatbots no WhatsApp
Aproveite o CRM integrado do WhatsApp e também programe chatbots para automatizar ainda mais a comunicação com o cliente.
Pense só, já que você segmentou e organizou seus dados de forma lógica no sistema, programar os chatbots para se comunicarem via WhatsApp de acordo com determinados requisitos pode facilitar ainda mais o seu trabalho.
E aí? O que você acha? Com certeza é uma boa ideia, então o próximo passo é encontrar um bom CRM que já tenha integração nativa com o WhatsApp.
Pensando nisso, a nossa assessoria é o SinglePoint.CRM, que já dispõe desta e de outras funcionalidades que vão certamente ajudar na gestão das vendas da sua empresa!
8- Maior plataforma de comunicação
O WhatsApp é a ferramenta de comunicação mais usada em todo o mundo nos dias atuais. Inclusive, isso é reforçado quando pensamos que, mundialmente, ela conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os dias.
Além de tudo o que já foi dito, essa ferramenta também permite que os negócios se comuniquem apenas com os clientes que os procuram. Isso ocorre através de ferramentas oferecidas pelo próprio sistema do WhatsApp, como links de comunicação.
Entretanto, é preciso ter cautela na hora de captar clientes pelo WhatsApp, pois por se tratar de uma plataforma que a maioria das pessoas usa para se comunicar com amigos, nem todos se sentirão confortáveis em receber diversas mensagens de promoções.
Por isso, pergunte sempre aos usuários se eles permitem o envio de mensagens pelo aplicativo, isso para que a sua empresa, seja de locação de compressores ou de contabilidade, por exemplo, seja vista como uma marca boa e não invasiva.
Considerações finais
Como visto, é muito simples utilizar o WhatsApp como uma ferramenta de trabalho que te ajudará a aumentar seus resultados e ter um relacionamento cada vez mais próximo com os seus clientes.
Assim como a ferramenta se tornou uma inovação no dia a dia das pessoas, também é algo que pode fazer toda a diferença no seu negócio e garantir uma comunicação cada vez mais efetiva e rápida com os seus clientes, que são o bem mais valioso do seu negócio.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.