As plataformas de CRM vêm ganhando espaço nas empresas. Usá-lo em uma estratégia bem desenvolvida permite aumentar significativamente a rentabilidade comercial. E qualquer empreendimento pode se beneficiar disso.
Você quer definir ações personalizadas para analisar e melhorar a interação com o consumidor? O CRM certamente pode ajudar! Continue lendo este artigo para descobrir como!
O que é o CRM?
CRM é a sigla para o termo em inglês, Customer Relationship Management. Traduzindo para o português, temos a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de uma ferramenta que gerencia e analisa a relação entre clientes (ou prospects) e empresa, para antecipar suas necessidades e desejos, atraindo e fidelizando cada um deles.
Para construir um histórico de relacionamento, toda e qualquer interação entre o público e a empresa deve ser registrada no CRM. A ferramenta é capaz de integrar e cruzar dados para munir as equipes de venda e marketing com noções valiosas sobre:
- comportamento dos clientes;
- histórico de compras;
- potenciais investimentos etc.
Com o trabalho constante, é possível otimizar as vendas, aumentar a rentabilidade e melhorar a captação de novos clientes.
Qual a importância do CRM personalizável?
Cada negócio tem suas particularidades, com ideias e processos únicos, que se adaptam à realidade do empreendedor e sua equipe. Um CRM personalizável atende a essas necessidades intrínsecas e consegue se adaptar às preferências da empresa.
Sendo assim, para realmente ser eficiente, a plataforma deve permitir personalização por meio de recursos como:
- ajustes nas configurações, para modificar categorizações e perfis de acessos a usuários, por exemplo;
- parametrizações — realizadas pelo próprio usuário — , como a definição de novos segmentos de mercado;
- emissão de formulários e relatórios customizados, que atendam a necessidades específicas do negócio.
As mudanças que garantem a personalização permitem melhorar e hierarquizar a informação. Isso é essencial para facilitar a rotina de trabalho e o dia a dia do empreendedor.
O que a plataforma oferece?
Existem diversos tipos de CRM que atendem aos mais diferentes objetivos das empresas. Entre as diversas vantagens que a plataforma oferece, algumas são fundamentais para a manutenção do relacionamento com o cliente. Conheça algumas a seguir:
Base de dados completa
O CRM armazena as informações dos atuais clientes e prospects, incluindo:
- nome;
- número de telefone;
- endereço;
- atividades com a empresa;
- visitação a sites;
- e-mail etc.
O objetivo é criar uma base de dados completa que não só unifique, mas também cruze essas informações para oferecer relatórios completos aos gestores, permitindo que eles utilizem-nas em sua estratégia.
Compartilhamento de informações em tempo real
Grande parte dos softwares funciona na nuvem. Por isso, o CRM pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo e lugar, desde que haja uma conexão ativa com a internet. Assim, toda a equipe e usuários autorizados podem buscar e modificar as informações compartilhadas, em tempo real.
Conectados, tanto o time quanto a gestão podem redirecionar ações e estratégias para melhorar o relacionamento com o cliente e o futuro consumidor.
Geração de relatórios
Na hora de traçar ações para atender às metas da empresa, é preciso que a equipe tenha todas as informações necessárias na palma da mão. Para facilitar ainda mais esse processo, um bom CRM disponibiliza relatórios automáticos e personalizados.
Monitoramento de campanhas
O CRM permite criar campanhas e monitorar seus resultados. Assim, os gestores podem acompanhar, corrigir e traçar novas rotas em suas ações.
Por que investir em CRM?
Além de estreitar o relacionamento com o cliente e facilitar a conquista de novos negócios, o CRM é uma excelente forma de unificar os dados da empresas em um só lugar. Confira alguns motivos para investir nessa ferramenta:
Organização e histórico
Com o dia a dia corrido, é complicado lembrar das várias informações que são trocadas diariamente entre empresa e clientes. O CRM possibilita cadastrar atividades, como envio e recebimento de e-mail e ligações, e ainda armazenar todas as informações contidas nessas interações.
Follow up
Com o software, não é preciso se preocupar em perder uma negociação com o cliente por uma falha simples, como não lembrar de fazer uma ligação. O CRM permite agendar o follow up para as diversas ações em curso, incluindo contato por telefone ou envio de e-mail, por exemplo.
Centralização de informações
Com todas as informações em um só lugar, é possível garantir que a equipe fique alinhada e tenha acesso aos mesmos dados atualizados. Mas não para por aí! Existem outras funcionalidades da plataforma que merecem destaque, incluindo:
- geração de propostas comerciais;
- possibilidade de controlar atividades externas através da geolocalização;
- gestão dos leads;
- criação de pesquisas de satisfação do cliente;
- disparo e monitoramento de campanhas de e-mail marketing;
- gerenciamento de múltiplos canais em um único lugar — chat, telefone, e-mail e web;
- planejamento e monitoramento de projetos;
- centralização de horas, despesas e atividades realizadas.
Como escolher o CRM ideal?
A plataforma ideal precisa atender às necessidades e também crescer em compasso com a empresa, à medida que seu volume de negócios aumenta. Por isso, o ideal é optar por um CRM personalizável, que ofereça integrações com outras plataformas já utilizadas pelos gestores — como o RD Station e Websites.
Também é importante buscar por um CRM que garanta segurança, serviços de consultoria, treinamento e um suporte ilimitado à disposição.
Relacionamento é palavra de ordem para empresas que pretendem trilhar um caminho de sucesso. Um CRM personalizável atende a essa necessidade, pois se flexibiliza para acompanhar as necessidades e metas de crescimento. Utilize-o para gerir e compartilhar informações, unindo todos os times da empresa para alcançar os resultados desejados.
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