Para que seu negócio tenha sucesso, é essencial que o processo de vendas seja eficiente, bem estruturado e que trabalhe harmonicamente com as equipes encarregadas.
O objetivo deste artigo é apresentar dicas de como estruturar um processo de vendas válido para seu negócio, por meio do uso do CRM. Vamos também listar e explicar dicas de como estruturar um processo de vendas. E por fim, vamos destacar a importância da escolha de um sistema de CRM para o processo de vendas.
O que é um processo de vendas?
Um processo de vendas é dividido em etapas descritas por meio de um passo a passo. Ele tem o intuito de guiar as equipes de vendas em suas atividades e, consequentemente, proporcionar mais chances de alcançar os objetivos e metas propostas.
Tendo em vista que o processo de vendas é um guia, ele otimiza o tempo dos vendedores e também seus esforços, em alguns tipos de situações, e acaba facilitando a concretização de vendas para que, assim, possam atingir suas metas com maior facilidade.
Não são todas as empresas que possuem um processo de vendas, muito menos aquelas que o têm bem definido. Com isso, a rotina dos funcionários fica extremamente prejudicada, pois os vendedores acabam gastando tempo para resolver um problema que já poderia ter um uma ação preestabelecida.
Pelo simples fato dos funcionários não terem os processos bem definidos, eles podem acabar perdendo tempo e se desgastando com tarefas não necessárias para a venda de algum equipamento ou serviço.
Outro ponto importante a ser comentado é que os funcionários podem acabar resolvendo suas demandas à sua própria maneira. Isso pode gerar empecilhos para que a empresa formule seu padrão de organização, logo, ela poderá ficar refém dos talentos individuais de cada funcionário.
Existem diversas vantagens em se adotar um processo de vendas organizado dentro de uma empresa e as que podem ser destacadas são:
- redução de erros durante o processo;
- otimização de tempo dos funcionários;
- aumento da produtividade;
- melhora da qualidade do atendimento fornecido aos clientes;
- padrão e maior controle dos processos;
- aumento das vendas;
Como estruturar bem um processo de vendas?
Tendo em mente o que é um processo de vendas e sabendo quais são as reais vantagens que ele pode gerar para sua empresa, é preciso agora saber como estruturar um. Para isso, vamos dar algumas dicas essenciais.
1. Tenha um processo de vendas claro
Não existe um padrão universal para as etapas de venda de uma empresa. Existem empresas com 3 etapas de vendas, assim como existem empresas que adotam processos com 9 etapas.
Para saber como será dividido o processo de vendas da sua empresa, a primeira coisa a se fazer é: transforme-o em algo direto e deixe-o claro para seus vendedores. Seus funcionários precisam saber o que fazer, quando fazer e quais são os passos a seguir.
Mais importante ainda é que seus colaboradores saibam em qual etapa eles estão, o que já fizeram e quais serão os próximos passos a serem realizados. Com todos esses detalhes em pauta, as vendas acontecerão de uma forma mais organizada, com mais qualidade e em maior número.
2. Desenhe o processo
Primeiramente, procure estabelecer, de forma bem estruturada, todas as etapas que estarão em seu processo. Agora é hora de transformar toda essa estrutura em algo visual. Criar gráficos, desenhos e infográficos pode ser bastante agradável e melhorar o entendimento de suas equipes.
Você pode deixar esse processo de vendas em todos os lugares por onde as equipes envolvidas passam. Assim, com o passar do tempo, entenderão melhor ainda a estrutura organizacional das tarefas e poderão com facilidade identificar onde estão.
O objetivo principal dessa dica é manter os funcionários bem familiarizados com o processo de vendas de onde trabalham.
3. Acompanhe suas equipes de vendas
Para qualquer tipo de gerenciamento, é preciso acompanhamento, portanto, é preciso realizar reuniões para alinhamento.
É preciso acompanhar de perto, diariamente, como seus vendedores estão se relacionando com seus clientes, para identificar se existe algo que possa ser feito para que o contato entre sua empresa e seu público se transforme em uma relação de amigos.
4. Utilize um CRM
É muito importante que toda sua equipe de vendas saiba como utilizar um sistema CRM e seus conceitos. Um CRM pode ser um grande parceiro de vendedores e, principalmente, de gerentes comerciais, pois ele auxilia no momento de observar como está o processo de sua empresa.
O CRM possibilita um acompanhamento detalhado de todo o histórico de relacionamento com um cliente, ajuda a planejar vendas futuras e o que precisa ser feito para que elas se concretizem.
É possível mensurar também, por meio de um CRM, como está o desempenho de vendas de suas equipes, assim você saberá se elas estão abaixo ou perto de suas metas.
Qual a importância e os benefícios de escolher um bom CRM para sua empresa?
A adoção de um CRM ajuda a melhorar o gerenciamento do relacionamento com seus clientes, desde o começo da interação até o pós-venda. Escolher um bom CRM é importante pois é essa ferramenta que auxiliará você a manter o controle das suas equipes e do processo de vendas adotado pela organização.
Dentre as principais vantagens de um CRM, podemos destacar:
- melhor comunicação entre sua equipe de vendas;
- melhor integração das equipes de vendas, de marketing e de campo;
- maior poder ao gerente de vendas;
- melhor relacionamento com seus clientes;
- aumento do ticket médio.
E ai, gostou do nosso post? Agora que você já sabe um pouco mais sobre um processo de vendas bem estruturado e sobre os benefícios de um CRM para sua empresa, não deixe de entrar em contato com a gente. Basta acessar nossa página e entrar no fale conosco!